O ex-superintendente do Banco do Brasil, na Bahia, Sebastião Cunha, aproveitou a reunião de amigos no sábado (21), em sua residência, na idade de Nova Soure, município localizado no território do Semiárido Nordeste II, para apresentar deputado Alex da Paitâ (PSD), atual presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar esteve na cidade a convite do prefeito Luís Cássio de Souza Andrade (PSC), conhecido por Cassinho, para verificar a situação como encontrou o hospital municipal, Unidade Hospitalar Coração de Jesus.
Para Sebastião Cunha, a visita do Social Democrata Alex da Piatã, foi uma “suprema” felicidade e resumiu o perfil do parlamentar como homem “decidido” e de quem é amigo, mesmo antes de ser politico. “Alex é de rua, não é apenas de gabinete e defende seu eleitor”, descreveu Cunha sobre o deputado, eleito pelo PMDB, hoje PSD.
Cunha disse também que o município de Nova Soure estará bem representado pelo mandato de Alex da Piatâ e adiantou sua esperança na interferência na área da saúde. Apaixonado pela cidade de Nova Soure, município onde gerenciou o Banco do Brasil em 1986, onde passou quatro anos e, mesmo transferido para outros municípios e ocupar a função de Superintendente do banco no estado, não perdeu o vinculo com Nova Soure.
Ele hoje é dono da casa onde morou na época que era gerente do Banco. Com alegria, contou que o imóvel foi comprado por um amigo ao Banco e depois, com muita satisfação, esse amigo lhe vendeu e faz parte da sua história.
Apesar de não haver disputado cargo político, Cunha exerce grande influencia na região e dos prefeitos eleitos em outubro do ano passado, destaca amizade com Marivaldo da Cruz Alves (DEM – Sátiro Dias), Jose Germano Soares de Santana (PT – Ribeira do Amparo) e Cassinho de Nova Soure. “Nossa amizade suprapartidária” brincou.
Sobre Nova Soure, onde é eleitor, Cunha disse que as pessoas o ouvem e o prefeito atual Cassinho, é inclusive seu colega de banco, é funcionário do Banco do Brasil. O veículo politico mais forte na comunidade é com a ex-vice-prefeita Maria de Lourdes Moreira da Silva Prado (PTC), com seu esposo, ex-vereador Gilvan Parado e como o vereador Zé Filho, hoje no segundo mandato, de quem se diz eleitor.
Prefeito Cassinho
Luís Cássio de Souza Andrade, bancário, 44 anos, nunca havia disputado eleição e foi convocado pelo grupo da oposição para encabeçar a chapa, tndo como candidato a vice-prefeito Marcos Ureilton Batista da Silva, do PT. Cassinho obteve 60,35% dos votos, o melhor resultado eleitoral ente os municípios do território Semiárido Nordeste II. Entusiasmo com o novo desafio, ele contou ao CN que está dando os primeiros passos e vai arrumar a “casa”, que encontrou totalmente desarrumada e irá fazer uma gestão que entrará na história, principalmente no setor de saúde, onde irá humanizar.
Historicamente, desde eleição de 1992, que todos os vice-prefeitos rompem com os prefeitos, mas ele garante que até nisto será diferente e relatou a boa amizade com Marcos do PT, como é conhecido seu vice-prefeito. Ao falar para os presentes na residência de Sebastião Cunha, Cassinho, pediu compreensão e paciência da comunidade, pois Nova Soure será bem melhor para se viver.
Equilíbrio emocional e a vontade de arrumar e transformar o município, melhorando principalmente a qualidade de vida das pessoas, chamou atenção do deputado Alex da Piatã com referência ao prefeito.
“Falei com ele que não descuide dos índices constitucionais de aplicação no primeiro trimestre do mandato e ele nos disse que já tomou pé da situação, em termos contábeis e os cortes emergenciais de gastos estão sendo adotados e medidas de recuperação dos créditos que o município tem para receber tomadas, enfim, está agindo cento e com responsabilidade.Com um cenário recessivo, de queda nos repasses do FPM e do ICMS e de baixa do IPTU, todo o cuidado é pouco. No mais, falamos da preocupação com as dívidas em geral deixadas por seu antecessor, como restos a pagar, previdenciárias, precatórios, etc.”, afirmou Alex da Piatã.
Fonte: Assessoria Parlamentar