Quem foi a Algodões, Distrito do município de Quijingue, localizado no território do sisal, na sexta-feira (20), participar da festa religiosa em louvor a São Sebastião, santo defensor da Igreja como soldado, capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos, presenciou um ambiente atípico nos dias de festas, ou seja, todos os bares, lanchonetes, padarias e quiosque, enfim, 100% dos estabelecimentos comerciais fechados e nenhum veículo com som automotivo, como os famosos paredões, tão comum naquela região. Isto aconteceu mediante pedido do padre Enivaldo Barbosa, natural de Conceição do Coité, 41 anos de idade, 07 de sacerdote e há 03 anos na Paróquia de São João Batista de Quijingue.
Segundo a ministra da eucaristia, Josefa Marques da Silva, depois da chegada do padre Enivaldo ao município de Quijingue, aumentou o número de pessoas nas missas e também daquelas que assumiram compromisso com as diversas pastorais. Josefa falou ao CN que existem 45 comunidades eclesiais de base e aceitação ao padre é visível, todas as capelas e igrejas arrumadas e no que se referem aos católicos, todos vivendo uma Igreja ativa.
Este mesmo sentimento externou a catequista Fábia Rodrigues ao encerrar no inicio da noite os festejos religiosos. Considerado no momento o líder religioso de maior penetração em todos os segmentos da sociedade, padre Enivaldo Barbosa deverá deixar a paróquia no inicio do mês de fevereiro, para uma nova missão e desta vez em São Paulo onde deverá fazer dois cursos, um na área de espiritualidade e outro de ciência humana. “Deixar Quijingue é missão cumprida e seguir para São Paulo é enfrentar novos desafios”, afirmou o religioso.
Após o encerramento, o padre Enivaldo Barbosa falou da festa de São Sebastião e fez uma avaliação dos três anos no município.
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis
Recuperação da BA 381
O deputado Alex da Piatã, ao terminar os eventos religiosos, aproveitou e informou ao prefeito Welington Cavalcante de Góis (PR) conhecido por Nininho Góis, sobre a audiência com o secretário daInfraestrutura do estado, MarcusCavalcanti e na pauta a recuperação da BA 381, trecho Quijingue/entroncamento com a BR 116/Norte.
Segundo o parlamentar, as obras deverão iniciar ainda neste semestre e será também recuperado o trecho Cansanção/Itiúba e Itiúba/Filadélfia, rodovias que estão em situações difícil de trafegar. O parlamentar contou ao CN que tem travado uma luta muito grande para que estes trechos, além de Queimadas/Santaluz e Coité/Serrinha, sejam também recuperados, pois são estradas de importância, principalmente no transporte da produção.
No caso do trecho Quijingue/BR 116, quase 60% da população de Quijingue a utiliza. “Posso citar as duas maiores comunidades rurais do município, Algodões e Maceté, a principal via de escoar sua produção e ir à cidade, quer nos dias de feira-livre ou resolver qualquer problema nos cartórios, prefeituras, comércio ou até mesmo, problemas de saúde, tem que usar essa BA”, relatou.
O prefeito Nininho Gois, realizou na última semana uma operação tapa buraco no trecho de 12 km, o pior de sua extensão, com recursos do município. “Esse trecho fica entre Algodões e a BR 116, passando pelos povoados de Lagoa do Capim Grosso e Rio Branco”, informou o republicano.