O Social Democrata Raul Soares Moura Junior, mais conhecido como Raulzinho, é a quarta pessoa a administrar o município de Gavião, localizada no território do Jacuípe e emancipado em 1985. Raulzinho foi eleito com 63,65% dos votos válidos, ou seja, obteve 2.225 votos em um colégio eleitoral de 4.423 votos distribuídos em 16 seções, onde venceu em todas.
A posse aconteceu na noite de domingo (1º) na Câmara Municipal. Ele vai substituir a prefeita Benvinda Oliveira que cumpriu mandato de oito anos, e satisfeito com a gestão prometeu dar continuidade ao trabalho.
Outro destaque no resultado eleitoral de outubro foi referente à eleição proporcional, quando o grupo liderado por Laurindo Nazário elegeu sete, dos nove vereadores que compõe a Câmara e os sete mais votados, ficando os vereadores do PSDB, que foram eleitos pela oposição, José Joaquim da Cunha Santos (Joaquinzinho) e José Dias Gomes (Zé de Mané), os menos votados dentre os eleitos.
O vereador Rodrigo Silva Cunha (PTC), com apenas 21 anos, o quinto mais votado com 252 votos, é o mais jovem do território do Jacuípe.
Nos 16 municípios do território do Jacuípe, apenas seis prefeitos conseguiram eleger seus sucessores e um deles foi Raulzinho, apoiado pela ex-prefeita Benvinda Oliveira.
Além de Gavião, tomou posse como prefeita, retornando pela segunda vez a condução da Prefeitura de Capim Grosso, Lydia Fontoura Pinheiro (PSD), apoiada pelo ex-prefeito José Sivaldo Rios de Carvalho (PSDB), Manoel Carneiro Filho (PCdoB), prefeito de Várzea do Poço, que recebeu o apoio de Paulo José Ferreira (PCdoB), que por oito anos administrou o município e José Gonçalves de Oliveira (PCdoB), conhecido Gonçalves do Sacolão, prefeito de Serrolândia, apoiado por Gildo Mota Bispo (PCdoB), que também exerceu oito anos de mandato e Erismar Almeida Souza (Erismar de Amadinho/PV), que recebeu apoio, mesmo que discreto, da ex-prefeita de São José do Jacuípe Maria Verusa Costa Matos (Verinha/PSDB). Em Ipirá, Marcelo Antonio Santos Brandão (DEM), recebeu o apoio do ex-prefeito Juracy Oliveira Júnior (PTN), eleito por meio de eleição indireta no dia 09 de agosto de 2016.
No território do Jacuípe, nenhum prefeito foi reeleito. Edgar Carneiro Miranda (PP – Pé de Serra) e Amado Cunha (PR – Nova Fátima), tentaram a reeleição. Retornaram ao poder após perderem a eleição de 2012, Claudinei Xavier Novato (PCdoB – Capela do Alto Alegre), Lourivaldo Souza Filho (Loury /PMDB – Várzea da Roça) e Heraldo Alves Miranda (PMDB – Baixa Grande). Este último, com mais tempo afastado de cargo público.
Assumiram pela primeira vez os mandatos de prefeito sem serem apoiados pelos prefeitos que estiveram no exercício até sábado (31), José Ramiro Ferreira Filho (Zé Filho/PSD – Riachão do Jacuípe), José Bonifácio Pereira da Silva (Jobope/PT – Mairi), José Adriano Santos Pereira (Adriano/PP – Nova Fátima), Rogério Serafim Vieira de Sousa (Aldinho/PTN -Serra Preta), Reginaldo Sampaio Silva (PMDB – Quixabeira), João Batista Ferreira Almeida (Batista da Farmácia/DEM – Pintadas) e Antonio Joilson Carneiro Rios (Antonio Joilson /DEM – Pé de Serra). Estes três últimos tentaram a Prefeitura em 2012 e não obtiveram êxito.Valeu a persistência.
Os prefeitos do território do Jacuípe farão sua primeira reunião oficial no Consórcio da Bacia do Jacuípe na quinta-feira (05), quando estarão escolhendo a mesa diretora para o biênio 2017/2019. Os nomes de Adriano Pereira (Nova Fátima) e Claudinei Novato, conhecido por Dr. Ney, (Capela do Alto Alegre), são os mais cotados.
Redação CN