Emancipado de Conceição do Coité em 27 de julho de 1962, Retirolândia, município localizado no território do sisal, passou a ser administrado pelo Social Cristão, o empresário Alivanaldo Martins dos Santos, mais conhecido por Vonte do Merim, eleito por 53.52% dos votos no dia 02 de outubro do ano passado. Apesar do mesmo sobre nome do ex-prefeito André Martins dos Santos, Vonte não tem ligação familiar em primeiro grau com Adelidio, Adevaldo, Adelidio Júnior e André Martins dos Santos, que, juntos governaram 32, dos 55 anos de emancipado.
Oito pessoas exerceram a chefia do município até o momento e o primeiro Martins a ser derrotado nas urnas, foi André, eleito em 2012 com 38,97% dos votos válidos em um pleito com três candidatos, inclusive o prefeito na época, Jose Albérico Silva Moreira (Bequinho – PMDB), que tentou reeleição e o comunista Noé Silvestre, que em 2008 disputou a Prefeitura apoiado pelo líder politico Adevaldo Martins.
Extremamente tranquilo André Martins recebeu a equipe do CN no final de 2016 e falou que estava com a consciência tranquila por ter realizado um trabalho de transparência com recursos públicos, honrou os funcionários, assumiu os pagamentos de salários e decimo terceiro, deixado pela gestão anterior e não deixou débitos para o gestor atual pagar.
Dr. André, como é conhecido, disse compreender o resultado eleitoral, pois se preocupou com a gestão e as obras, capacitar os professores e entende que para a maioria da população, é muito difícil o reconhecimento do trabalho coletivo, pois “as pessoas olham para os benefícios pessoais”, desabafou. Ele também comemorou a aprovação das três contas pelo TCM e disse acreditar na aprovação da conta referente ao exercício de 2016.
O prefeito Vonte do Merim sabe das dificuldades que as prefeituras em enfrentando, principalmente com índice de pessoal e durante seu pronunciamento no ato da diplomação, disse que será prudente transparente e cuidadoso com o dinheiro público, principalmente em decorrência do cenário econômico de crise e que vem conversando com os correligionários sobre cortes drásticos nos gastos públicos que terá que fazer.
Retornos dos grupos políticos
Além de Retirolândia, os municípios de Valente, Itiúba, Monte Santo, Quijingue, Tucano, Teofilândia, Ichu e Candeal, o resultado das urnas permitiu que os grupos tradicionais da política voltassem ao poder após quatro anos.
Veja quem são eles:
Valente – Marcos Adriano de Oliveira Araújo, eleito pelo PSDB exerceu o cargo de secretário de Educação nos governos de Ubaldino Amaral. Em 2012 saiu candidato a vice-prefeito na chapa com Zenóbio Cedraz Oliveira, não obtendo êxito eleitoral, perdendo para o petista Ismael Ferreira e quatro anos depois vence o pleito com 53,61% dos votos válidos.
Itiúba – Aos 71 anos, Cecilia Petrina de Carvalho, hoje no PCdoB, volta pela terceira vez administrar o município.
Monte Santo – Edivan Fernandes de Almeida (PSC) renunciou o mandato de deputado estadual no final de dezembro para assumir pela primeira vez o mandato de prefeito. Em 2012 apoiou o comerciante Jose Valdo Evangelista de Oliveira (PSC), mas sem sucesso eleitoral, perdendo para o Social Democrata Jorge Andrade. Com o impedimento do seu cunhado Everaldo Joel de Araújo, Vando assumiu a candidatura e obteve de volta o poder municipal, derrotando o ‘Queridinho’, como é conhecido Jorge Andrade.
Quijingue – O comerciante Weligton Cavalcante de Gois, mais conhecido por Ninhinho Gois (PR), toma posse com missão de substituir o ex-prefeito Almirinho (PT), que optou pela ausência do município e não compareceu a cidade nem para o exercício democrático do voto. O republicado terá pela frente a missão de conversar com 12 partidos que oficialmente declararam apoio e parte do PT, que na reta e chegada, incorporaram a campanha.
Tucano – o advogado Luiz Sérgio Soares de Souza Santos (PSD), o turista que virou prefeito, recebeu apoio da maioria dos lideres e vereadores que em 2012 apoiaram o médico petista Igor Nunes e no primeiro ano romperam, iniciando a pré-campanha para derrabada do poder. Grande parte dos secretários do governo de Dr. Sérgio, como é chamado, exerceram funções no período 2004/2012, nas gestões do ex-prefeito Rubinho.
Barrocas – O grupo Barrocas Livre retorna ao poder após 08 anos com José Jailson Lima Ferreira, conhecido por Jai.
Teofilândia – Tércio Nunes (PDT), depois da derrota humilhante de 2012, retornar ao poder com uma votação expressiva.
Candeal – Com apoio de Ribeiro Tavares, Everton Pereira Cerqueira ganhou a eleição e tomou posse como prefeito. Com 69 anos de idade, é o mais velho dentre os prefeitos do território do sisal
Ichu – Carlos Santiago, depois de ter interrompido o mandato no final de 2011, é liberado pela justiça, disputa e ganha eleição e irá governar mais uma vez.
Serrinha – Adriano Lima consegue juntar opositores e aliados de Osni Cardoso, que silenciou no período eleitoral e agora tem que “arrumar” todos. Adriano tomou posse como prefeito de Serrinha.
Redação CN