Na manhã deste sábado, 21, representantes de 11 diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores da Bacia do Jacuípe e região se reuniram em Baixa Grande para avaliar e debater os rumos do partido na região. Durante a atividade, as lideranças políticas apresentaram um panorama da realidade de cada município e sugeriram ações para organização da base.
O suplente de deputado federal Robinson Almeida, que se prepara para tomar posse na Câmara Federal, fez uma análise da conjuntura nacional “pós-golpe” e ressaltou a importância da rearticulação da região neste momento em que o partido se prepara para o seu Processo de Eleições Diretas (PED) e o 6º Congresso Nacional. Robinson também destacou as inúmeras conquistas que a classe trabalhadora obteve nos últimos 13 anos com os governos de Lula e Dilma, mas também chamou a atenção para questões que fizeram o PT se afastar da sua base.
“O encontro de hoje retoma o trabalha de base, fortalece os diretórios no momento que a gente troca experiência. Tivemos baixas com perdas de prefeituras importantes, mas saímos motivados que é preciso continuar a luta”, afirmou Ricardo Souza de Jesus, militante do PT Capim Grosso.
A vereadora Joilma Rios, de Várzea da Roça, falou que cada vez que o partido se reúne, o grupo se fortalece. “Precisamos juntar forças pra renovar a esperança de uma país melhor onde as pessoas que mais precisam sejam olhadas com carinho e respeito, e para que as políticas públicas cheguem para elas”.
Dentre os encaminhamentos tirados durante a reunião, está a organização de um processo de formação política com foco, sobretudo, na juventude. Os participantes também construíram um documento manifestando desacordo com qualquer tentativa de aliança do PT e os partidos que apoiaram o golpe para a eleição que vai definir o comando da Mesa da Câmara e Senado.
A atividade contou com a presença da assessoria da deputada Neusa Cadore, que apoiou a organização do encontro, dos ex-prefeitos de Baixa Grande e Quixabeira, Pedro Lima Neto e Eliezer Costa, além de vereadores/as, militantes e filiados de 11 cidades.
Por: Lourivânia Soares | ASCOM Neusa Cadore