A Associação de Livreiros da Bahia – ASLIB, estará promovendo nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, às 09h em frente a Editora FTD, Luiz Gonzaga Virgens, Sold, R, N° 156, Bairro Caminho Árvores, Salvador – BA, uma manifestação contra a prática de venda casada de livros e matriculas realizada pelas escolas particulares de ensino na Bahia.
De acordo com Diuvan Veiga, presidente da ASLIB e um dos coordenadores do movimento, editora, de forma desleal, “oferece seus livros como adoção na escola e em troca, fecha um acordo de não fornecer aqueles determinados livros para nenhuma livraria, a fim de ter a venda exclusiva na escola. Os pais, como não tem alternativa, pois querem matricular seu filho, são obrigados a comprar na mão deles sem questionar preço, prazo ou desconto”, criticou.
“Sabemos que a comercialização de livros em escola é crime tipificado em nossas leis brasileiras, por isso já entramos com ações em diversas cidades da Bahia, junto ao Ministério Público, notificando algumas escolas, Termo de Ajuste de Conduta-(TAC)”, afirmou Veiga.
Diuvan disse também que alguns pais não entendem a gravidade da situação e consideram até algo prático, pois ali mesmo matricula e já compram os seus materiais, porém o que está acontecendo na verdade é um crime, pois o único critério de adoção do material passa a ser, com a adoção do material, sem se importar com a finalidade especifica da escola que é a educação.
Diante de tantas medidas que o país vem passando para combater a corrupção, não podemos admitir que seja exatamente nas escolas que se ensine esse comportamento.Chega de corrupção! Diga não a essa pratica criminosa! Que os pais possam escolher onde, como querem adquirir o seu material didático. Essa luta tem ocorrido em algumas cidades do Brasil, a exemplo de uma reportagem na cidade de Brasília, onde o PROCON autuou escolas que estavam fazendo essa pratica criminosa.Por isso, faremos esse protesto.
Redação CN * informações da Associação dos Livreiros da Bahia