O governador da Bahia Rui Costa (PT) entregou no fim da tarde desta segunda-feira, 09, o Hospital da Mulher em Salvador. O ato contou com a presença além do chefe do executivo baiano, do senador Otto Alencar (PSD) deputados federais, estaduais, secretários, profissionais da área médica e demais lideranças da capital e do interior.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) ele que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, marcou presença no ato de inauguração acompanhado de sua esposa, recém empossada vice-prefeita de Conceição do Coité e secretaria de Assistência Social Genivalda Pinto da Silva (PSD), popularmente conhecida por Val, ela que também acumula a função de presidente do PSD Mulher no Município.
Alex disse que o governador Rui Costa foi muito feliz implantar um hospital voltado totalmente para o público feminino, a estrutura física com o investimento superior a R$ 40 milhões, “não tenha dúvida se não for a maior, está entre as maiores conquistas do governador Rui Costa, que está de parabéns, o secretário de saúde Doutor Fábio Villas Boas, e os baianos, ou melhor, as baianas que irão usufruir dessa unidade e é motivo de comemoração, por ser o segundo maior do Brasil e o maior do Norte Nordeste. Tenho certeza que será um grande marco na saúde do nosso estado e enquanto presidente da comissão de saúde ficou com a felicidade em dobro”, conclui Alex.
Val na condição de mulher falou com muita propriedade do mais novo espaço para saúde da mulher, ela falou da importância do hospital que chega com equipamentos de última geração, capaz de dar um diagnóstico rápido de um possível câncer de colo do útero ou de mama, os mais comuns na mulher, sendo que antes, a falta de recurso só era descoberto quando muitas vezes estava em estado bem avançado, “então o governador, olhou com carinho para nós mulheres, e aqui realmente vai ser uma referencia. Agradecemos também a Deus porque essa unidade vai permitir que a mulher que perdeu a mama por conta do câncer, ela vai recuperar sua autoestima com a chance de reconstituir a mama retirada”, comemora a vice-prefeita de Coité.
De acordo com o governador, os prefeitos e prefeitas poderão encaminhar as mulheres que tenham diagnóstico de câncer para confirmar a suspeita no novo hospital do Governo do Estado. “Confirmando a suspeita, a ideia é que elas possam operar imediatamente, aumentando com isso a expectativa de vida e dando qualidade de vida a essas mulheres”, garantiu Rui.
A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.
O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas. Por mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá cerca de R$ 4 milhões na manutenção do hospital, que será gerido por uma organização social.
Redação CN