
Assim como aconteceu no inicio da década de 1990, quando foi fundado o Educandário Divino Mestre em Conceição do Coité, o ano letivo é marcado por celebração de missa na abertura do ano letivo. Este ano (2017) a alegria acontece em dobro, pois, a celebração marcou também os 25 anos de criação de uma das mais conceituadas escolas de toda região sisaleira.

A missa foi celebrada pelo padre Antônio Elias Cedraz que faz parte da história da instituição, ele que sucedeu o idealizador do projeto, padre Luiz Rodrigues. O religioso disse ao público presente, formado por alunos, pais, professores, diretores e religiosos que a escola surgiu do movimento de cursilhos, quando no último dia (são três) padre Luiz lançou uma ideia: “Que tal o agir de Coité tentar ressuscitar o Colégio Santa Terezinha com outro nome e o cursilho assumir? A ideia pegou, se analisou e deu sequência, isto no cursilho de 91. No fim do mesmo ano teve uma reunião e no ano seguinte o projeto começava a se desenvolver quando foi criada a Associação Coiteense de Apoio a Educação e a Cultura – ACAEC”, lembrou padre Elias.

O vigário disse que celebrou várias missas no Educandário, mas a deste ano teve um significado especial pelas ‘bodas de prata’. A celebração contou também com a participação do diácono João Miguel da cidade de Teofilândia.
Já no final da celebração foi apresentado todo corpo docente da unidade de ensino, funcionários e o presidente da ACAEC Adalberto Neres Pinto Gordiano, popularmente conhecido por Betão, ele que também exerce o cargo de vereador no município de Conceição do Coité.

Betão disse que a semente lançada por padre Luiz deu bons frutos e já são 25 anos de boas colheitas, e por entender que o Educandário nasceu do movimento da igreja, a abertura dos trabalhos todos os anos é marcado pela celebração.”A igreja sempre esteve e deve continuar presente na vida do Educandário Divino Mestre”, afirmou Betão.

O Educandário Divino Mestre é gerido pela ACAEC que segundo o presidente Betão, nenhum diretor recebe um centavo por isso, mas prestam serviços por acreditar no projeto de uma escola que tem uma educação pautada com valores éticos e morais, de modo a participar efetivamente da construção de cidadãos conscientes, críticos e empreendedores.
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis

O Divino Mestre é uma escola parceira do Sistema Ari de Sá. As aulas começam oficialmente na próxima segunda feira (13) nos turnos matutino e vespertino.