Em jogo válido pela oitava rodada do campeonato baiano 2017, o Bahia recebeu na arena Fonte Nova na noite deste sábado, 18, o Galícia lanterna da competição e venceu por 3 a 0, gols marcados por Lucas Fonseca aos 42 minutos do primeiro tempo, Allione cobrando pênalti aos 29 do segundo tempo e um minuto depois, Regis deixou o dele.
O resultado devolveu ao Bahia a vice liderança do campeonato com 17 pontos ganhos, em sete jogos, cinco vitórias e dois empates, mesma pontuação do Fluminense de Feira, mas por ter melhor saldo de gols garante a segunda colocação, 13 contra 9.
O jogo
O treinador Guto Ferreira pela primeira vez colocou em campo a força máxima, ou seja, a equipe considerada titular em jogo do campeonato baiano. Do outro lado o Galícia que conquistou apenas um ponto, fruto de um empate contra o Flamengo de Guanambi na primeira rodada, precisava pontuar para quem sabe ganhar motivação para os dois jogos que restam para evitar o rebaixamento.
O time azulino até que tentou endurecer um pouco a marcação, mas o volume de jogo era todo do Bahia, e aos 17 minutos o Tricolor teve uma penalidade a seu favor. Matheus Reis cruzou para a área e a bola tocou no braço de Sabino. Hernane partiu para a cobrança e na tentativa de aplicar uma cavadinha praticamente recuou para o goleiro que não fez o mínimo de esforço para defender a bola fraca e no meio do gol.
O Brocador que já não vive um bom momento, passou a ser vaiado sempre que tocava na bola. Mas o Bahia permaneceu com o domínio do jogo, mas no ataque a bola sempre parava nas mãos do goleiro galiciano que passou a ser o destaque do time.
O mais curioso que a primeira vez que o Galícia trabalhou a bola para entrar na área do Bahia foi também o lance mais bonito do jogo, isto aos 33 minutos, Nelinho fez fila na defesa do Bahia, invadiu a área e ficou de cara com o gol. Jean saiu nos pés do jogador do Galícia e faz grande defesa também com os pés.
Aos 36 Tiago que tinha se machucado num lance com o goleiro Hugo não teve condições de permanecer no jogo, entrou Lucas Fonseca em seu lugar. Cinco minutos depois, justamente Fonseca abria o placar. Juninho cobrou uma falta da direita, o descansado Lucas na entrada da pequena área colocou o peito na bola e jogou no canto direito do gol defendido por Hugo.
O Bahia continuou pressionando com jogadas armadas por Régis, Allione, Zé Rafael e Juninho, mas o primeiro tempo ficou mesmo no 1 a 0.
O segundo tempo o Bahia iniciou com Maikon Leite no lugar de Zé Rafael e assim como no primeiro, era só pressão pra cima do Galícia e mas uma vez o goleiro aparecendo bem.
Aos 22 Hernane é vaiado ao ser substituído por Gustavo e do banco de reserva o Brocador viu Allione fazer um jogada individual na grande área e Adalto cometeu falta violenta no argentino e foi expulso. Ele mesmo (Allione) partiu para cobrança, nada de cavadinha, chutou forte no meio do gol sem chances para Hugo.
Um minuto depois Edson Magal saiu jogando errado, perdeu a bola na entrada da grande área, Régis ficou com a redonda. O meia conduziu até a grande área e tocou na saída de Hugo. Bahia 3 a 0.
A partir do 3º gol o Bahia até que tentou chegar ao quarto, quando Gustavo pegou um rebote e sem goleiro chutou, mas encontrou praticamente em cima da linha, seu xará Gustavo Rambo que rebateu.
A oitava rodada será concluída neste domingo (19) com os seguintes jogos: