Com 35 votos favoráveis e apenas uma abstenção, o Conselho Universitário da UNEB aprovou a implantação do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial em Conceição do Coité.
A deliberação foi tomada na primeira reunião do Consu este ano, ocorrida na última quinta-feira (16), em Salvador.
O projeto de criação da nova unidade universitária – que se constituirá num campus avançado da UNEB em Conceição do Coité – foi possível após parceria firmada entre a universidade e a prefeitura do município.
No acordo, assinado pelo reitor José Bites e o prefeito Francisco de Assis em julho do ano passado, a prefeitura doou à universidade um amplo terreno com benfeitorias, para implantação do centro.
Com área total de 383 mil metros quadrados, onde funcionava uma escola agrícola, o imóvel possui algumas instalações edificadas, como prédios de salas de aula, laboratório, refeitório e quadra.
“Com o Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, vamos consolidar e institucionalizar as políticas de educação do campo que a universidade já desenvolve, voltadas para formação e qualificação do trabalhador e da trabalhadora do campo”, avaliou o reitor.
Segundo Bites, esse projeto inclui a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, pesquisas e atividades de extensão, podendo atender vários departamentos da universidade e também os movimentos sociais da região.
Integrante do grupo responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento do projeto do centro, o assessor especial da Reitoria, Marcius Gomes, destacou que a decisão do Consu veio coroar o trabalho de dois anos de articulação da universidade com movimentos sociais e instâncias governamentais.
“Esse novo campus avançado faz parte do plano de gestão da UNEB. O centro terá a capacidade de agregar, disseminar e constituir um novo espaço capaz de potencializar as diversas pesquisas desenvolvidas nos departamentos da universidade na área de educação do campo e em atenção aos sujeitos do campo”, disse Marcius.
Fonte: Portal UNEB