No primeiro BA-VI de 2017 que levou a melhor foi o Rubro Negro ao vencer o Tricolor por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, na tarde deste domingo, 09. O Vitória garantiu a Vitória com dois gols marcados praticamente no fim do primeiro tempo.
Quem abriu o placar foi Cleiton Xavier, aos 44 minutos. Gabriel Xavier avançou pela esquerda, passou por dois marcadores e cruzou. Juninho tentou desviar e quase marcou contra, mas Armero salvou quase em cima da linha. No rebote, Patric colocou a bola na pequena área novamente e Cleiton Xavier mandou de primeira para o fundo das redes para abrir o placar.
Descer para os vestiários vencendo por 1 a 0 em um clássico, jogando fora de casa já era considerado bom para o Vitória, mas acabou ficando ainda melhor quando Kanu ampliou aos 48 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro rubro negro subiu com a zaga tricolor e levou vantagem, a cabeçada forte longe do alcance do goleiro Anderson que só olhou a bola morrer no fundo. Vitória 2 a 0.
Segundo tempo
Existe uma velha máxima no futebol que o placar de 2 a o é muito arriscado, o Vitória talvez voltou com esse pensamento e tentou partir para cima para tentar “matar o jogo”, mas o Bahia mais determinado, mas uma ducha fria ocorreu para o time e para a torcida logo no primeiro minuto quando o árbitro Jailson Macedo entendeu que na disputa de uma bola pelo alto o zagueiro Tiago acertou o rosto de André Lima, o atacante do Vitória caiu no gramado, e o árbitro aplicou o cartão vermelho direto para o zagueiro do Bahia.
O treinador teve que sacrificar o ataque ao tirar do jogo Allione e colocar Lucas Fonseca para recompor a defesa. O Vitória foi até humilde quando manteve a mesma postura como se o Bahia tivesse com 11 em campo, mas quase marcou o terceiro aos 4 minutos, mas o goleiro Anderson fez duas grandes defesas no mesmo lance.
A partir daquele momento o Tricolor cresceu e diminuiu o placar quando o zagueiro rubro negro Alan Costa marcou contra. Eduardo cruzou rasteiro da direita, Costa colocou o bico da chuteira na bola e acabou enganando o goleiro Fernando Miguel.
O Bahia diminuiu o placar aos 12 minutos, tempo suficiente para tentar empatar e até virar o jogo, mas o Vitória mostrou garra e queria manter o 100% de aproveitamento, mesmo tendo apenas uma jogada de perigo no restante do segundo tempo, aos 32 a zaga fez um recuou errado, a bola caiu nos pés de Paulinho que entrou sozinho na área, bateu rasteiro, mas Anderson saiu a bolou tocou na sua perna e cobriu o travessão.
O Bahia manteve a maior posse de bola, mas não conseguia chegar com muito perigo ao gol de Fernando Miguel que não perdeu nenhuma nos cruzamentos.
Vitória 2 a 1 no Bahia marcou a última rodada da primeira fase do Baianão, a 10ª vitória consecutiva e a quebra do tabu de 9 meses que o Bahia não perdia na Arena.
As duas equipes entraram em campo classificadas e vão jogar pelas semifinais do Baianão no próximo domingo (16). O Bahia vai a Feira de Santana enfrentar o Fluminense e o Vitória vai encarar o xará de Conquista, no estádio Lomanto Junior. No sábado (22) o Bahia recebe o Flu na Arena e no domingo (23) o Vitória recebe o Conquista, no Barradão.
O Vitória é que não vai ter descanso, já que na quinta-feira, 13, joga no Barradão contra o Paraná Clube, a primeira partida da 3ª fase da Copa do Brasil.
Redação CN