Começou na manhã desta quinta-feira, 06, e prossegue até essa sexta-feira, 07, em no auditório do Edifício CEO, em Salvador, o 18º Congresso Baiano de Vereadores da Bahia, promovido pela União dos Vereadores da Bahia – UVB.
O encontro reúne parlamentares de diversos municípios e nesta sexta-feira, a vereadora de Serrinha Edylene Ferreira (PR) deverá ser aclamada presidente da UVB.
Em entrevista ao Calila Notícias e demais órgãos de imprensa Edylene afirmou que na Bahia são cerca de 6 mil vereadores, mas não vem tendo uma representação forte da categoria, ” quando fui presidente da Câmara de Serrinha por duas vezes, senti essa necessidade da UVB, como uma representação mais forte e que nos desse uma maior independência, mas acaba não tendo, porque fica preso ao prefeito, aos deputados, porque quando o vereador vem a Salvador, ele se esbarra no gabinete de um deputado. O vereador sempre teve o espaço dele aqui em Salvador, só que nunca foi colocado em pratica. Então, me despertou esse desejo, pois, o vereador é a pessoa mais próxima da população e merecemos todo respeito”, disse a futura presidente da UVB.
De acordo com Edylene, existe uma sala na Assembleia Legislativa a disposição da UVB, no entanto está lá praticamente esquecida e até comentou com alguns deputados e pediu apoio para colocar em funcionamento pleno.
O Calila Noticias entrevistou o atual presidente da UVB Elmar Lopes, ex-vereador de Ibirataia.Segundo ele deixou de ser vereador no ultimo dia de 2016 e nesta sexta estará passando o cargo, que há uma expectativa que seja para Edylene,pois, até o encerramento do prazo somente a chapa encabeçada por ela, havia sido inscrita.
Lopes disse que percebeu em Edylene muita vontade de manter a UVB forte, “tinhamos três candidatos, e percebi que a Edylene usou de muita habilidade, conversou com o vereador Uziel da cidade de Gandu que era um pretenso candidato, fortíssimo no sul da Bahia, com penetração em mais de 60 cidades, conversou com o vereador Washington de Barra do Rocha, também se manifestou para concorrer, Ivo, de Ilhéus, enfim, eu acredito que a ideia agora é fortalecer a UVB e com essa união de forças a entidade sem dúvida alguma vai ter muito mais destaque e representatividade juntos aos demais setores”, concluiu.
Elmar disse que mesmo com chapa única a eleição vai ocorrer normalmente assim como pede o estatuto.
Saiba mais sobre Edylene
Vereadora do município de Serrinha, 38 anos, casada, mãe de três filhos e graduada em Relações Públicas e em Direito com especialização em Direito Público e Ciências Penais. Nasceu em Serrinha e cresceu vislumbrando a história do seu pai Ernesto Ferreira da Silva e a mãe Maria José Araujo Lopes.
Os pais
Ernesto um homem de comportamento simples, sério, indiferente ao luxo e riquezas, levava uma vida dedicada à sociedade. Chegou em Serrinha como um simples vaqueiro e galgou uma história admirável no município onde foi vereador por cinco mandatos, presidente da Câmara, vice-prefeito e referenciado pela população Serrinhense como Delegado. Maria José, também foi vereadora e ficou conhecida como Zezé de Ernesto.
“Em 2012 entrei no cenário político para dar continuidade à história construída pela minha família, de servir e representar o povo. Fui a mulher mais votada da história de Serrinha e a primeira a presidir o poder legislativo da casa, sendo reeleita nas eleições de 2016.Estar na condição de candidata a presidente da UVB Bahia, nos coloca em posição desafiadora, dada a necessidade de construirmos um novo momento da UVB Bahia, pautada nos novos tempos de participação efetiva da sociedade nas importantes decisões e com isso na exigência de termos Vereadores efetivamente preparados e atualizados.Faremos, com o trabalho e a determinação de uma filha de Vaqueiro, acostumada a superar desafios, e que tem a convicção da presença dos Presidentes de Câmaras e demais Vereadores que irão participar reconhecendo a importância da filiação à UVB Bahia.Estamos ainda mais fortes, estamos ainda mais preparados e faremos da UVB Bahia uma referência para os Legisladores Municipais Baianos, atuando dentro dos princípios norteadores da Administração Pública, pautados na ética, na legalidade, na moralidade, na transparência e responsabilidade com os atos e com propósitos assumidos”.
Redação CN