A ex-prefeita de Cardeal da Silva, município localizado no território Litoral Norte e Agreste Baiano e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes de Jesus (PSB), foi empossada na tarde desta segunda-feira, 17, presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e substituirá Jones Carvalho, que passou a ser diretor-geral. O nome de Quitéria Mendes foi aprovado pelo Conselho de Administração da Fundação no dia 30/03, na 42ª Sessão Ordinária.
A FLEM é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, qualificada como Organização Social (OS) na área de desenvolvimento institucional e o seu Conselho de Administração (CONAD) é formado por 13 membros, que são representantes da iniciativa privada e do setor público e dentre suas atribuições, cabe à aprovação dos cargos de presidente e diretor-geral da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
O presidente do CONAD, Jerônimo Rodrigues Souza, atual secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), lembrou em seu pronunciamento que a FLEM foi fundada há 18 anos e tem trabalhado pelo desenvolvimento da Bahia e do Brasil, com soluções para melhoria da administração pública e a vida da sociedade e neste período já atendeu mais de 1 milhão de pessoas. Jerônimo Rodrigues pontuou o importante trabalho que a Fundação desenvolve, principalmente em parceria com o Governo do Estado, na formulação e execução de políticas públicas.
O vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão (PP), falou ao CN sobre Maria Quitéria, destacou a experiência que ela tem no trato com as pessoas e sua liderança de forma natural e “nesse momento estamos precisando de lideranças para tocar os projetos de desenvolvimento da Bahia e a FLEM irá coordenar esse projeto junto com a SDR e SEPLAN. Vamos fazer o dinheiro chegar até as pessoas e fazer como Sílvio Santos, sair perguntando quem quer dinheiro. Mas dinheiro sério, com responsabilidade e bons projetos”, falou Leão usando do seu lado irreverente.
A nova presidente da FLEM não escondeu a emoção de estar assumindo um importante órgão e agradeceu a presença das autoridades de diversos seguimentos públicos e privados e afirmou que não faltará luta para elevar ainda mais o nome da entidade. Falou ainda sobre a importância da verdadeira amizade, pois, “muitas pessoas irão entrar e sair da sua vida, mas, somente os verdadeiros amigos deixarão pegadas”.
Após ser empossada, Quitéria falou a rádio Calila News, que o momento agora é de buscar parceria com as empresas privadas e levar desenvolvimento para o interior da Bahia.
Durante os 08 anos que esteve à frente da Prefeitura de Cardeal da Silva, Tiago de Carvalho (PRB), 85 anos de idade, natural de Conceição do Coité, ocupou o cargo de vice-prefeito e disse que conhece e sabe da sua capacidade e pela experiência adquirida deverá realizar um bom trabalho a frente da FLEM.
Saiba mais sobre a nova presidente da FLEM
Maria Quitéria Mendes de Jesus, dois filhos, cursou administração e se destaca como uma das mulheres de fibra no cenário político baiano e possui capacidade em dialogar, além de idealista e determinada. Durante a infância e parte da adolescência viveu em Cardeal da Silva, onde também começou os estudos.
Na adolescência, Quitéria sofreu com a perda prematura do pai e com a família foi morar em Entre Rios e, logo depois, em Salvador, com o objetivo de continuar os estudos e investir em sua capacitação profissional.
Desde cedo Quitéria demonstrou espírito de liderança e compromisso com a ética na luta pelos direitos da coletividade e iniciou a atividade política cedo, quando participou do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Eduardo Mamede, em Salvador e participou da luta em defesa da moralidade e dignidade, participando do movimento “Caras Pintadas”, movimento este realizado no Brasil na década de 90, onde milhares de estudantes foram às ruas pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.
Foi em Salvador que se deu a sua primeira experiência administrativa, quando assumiu a Auditoria Fiscal do Shopping Center Lapa, colocando em prática os conhecimentos da área para a qual se especializou e ao retornar para Cardeal Silva constituiu família e passou a residir na Fazenda Paraíso, localizada no distrito de Calçada.
Na fazenda, trabalhou ao lado do esposo na gerência dos negócios e desenvolveu um trabalho voluntário onde dava aulas para pessoas que não tinham acesso à escola e essa situação o fez perceber os fortes indicadores de exclusão social ao qual estava submetido o município e inspirou vontade de fazer ainda mais pelos munícipes e
em 2008 se candidatar a Prefeitura sendo eleita e reeleita em 2012.
Redação CN