Foi realizado durante toda tarde de sábado (22), na cidade de Jacobina, localizada no território Piemonte da Diamantina, a 17ª Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas da Cooperativa de Credito Rural Ascoob/Itapicuru com a presença de aproximadamente 500 cooperados.
O evento aconteceu na sede da Sociedade Filarmônica 02 de Janeiro, no centro da cidade e reuniu, além dos cooperados, líderes dos movimentos de cooperativas, políticos representantes dos municípios onde funcionam posto de atendimento cooperativo (PAC), o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e Olívia Santana, secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
As autoridades que compuseram a mesa a exemplo dos fundadores Robson Sena, Cosme Ariosvaldo e José Paulo, e o atual presidente Silvio Soares, em seus discursos enalteceram a ações e o crescimento da ASCOOB nesses 17 anos, cujos resultados positivos foram sentidos pelos cooperados, e o resultado disso é a presença da Ascoob Itapicuru em oito municípios.
Ascoob/Itapicuru, com a matriz sediada na Rua Rio Branco, no Centro de Santaluz, conta com 61 colaboradores, mais de 17 mil cooperados, PAC nas cidades de Queimadas, Cansanção, Nordestina, Itiúba, Monte Santo, Quijingue, Santaluz, Jacobina e nos Distritos de Algodões (Quijingue) e Junco (Jacobina).
Durante a Assembleia em Jacobina o vice-prefeito de Retirolândia, Noé Silvestre Careiro (PCdoB) informou que a Prefeitura está disposta a apoiar abertura de um PAC na sede do município com forma de buscar mais financiamentos para agricultura familiar, principal fonte de renda da comunidade.
O presidente da FATRES, Urbano Carvalho, também externou o desejo da abertura de mais uma PAC no município de Conceição do Coité e desta vez na sede, pois já funciona uma unidade na Ascoob/Sisal no distrito de Salgadália.
Para o presidente do Ascoob/Itapicuru, Silvio Soares da Silva, os locais onde têm viabilidade econômica, números suficientes de cooperados e segurança é possível a abertura de PAC, a exemplo de Algodões e Junco. Quanto a assembleia segundo o presidente superou a expectativa em ver o clube lotado com pessoas de cidades distantes, a exemplo dos cooperados do PAC de Algodões, município de Quijingue, distante cerca de 200 Km de Jacobina.
Eleito na assembleia realizada em abril de 2016, Silvio Soares tomou posse no dia 13 de agosto do mesmo ano, quando a cooperativa vivenciava a crise econômica do país e o resultado na época não era satisfatória, porém conseguiu reverter o quadro e foi apresentado dados positivos na assembleia de sábado.
A secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, falou ao CN que evento desta natureza traz muita esperança em observar a população se organizando e o governo do estado tem incentivado e ampliado à carteira de crédito da ASCCOB para apoiar mais investimento assistido tecnicamente. Olivia Santana disse acreditar muito na economia solidária, pois ela estimula o associativismo e as pessoas começam atuar em rede melhorando a qualidade de vida “e na ausência do emprego formal os trabalhos autônimo e cooperativa de produção tem que ser incentivada e os micro empreendedor recebam suporte”, externou a titular da SETRE.
O idealizador das cooperativas de créditos no território do sisal, hoje presente em outros territórios, José Paulo Crisóstomo Ferreira, mais conhecido por Zé Paulo, coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), estrutura vinculada à Setre, falou que a economia solidária são iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.
Ele falou também que, mesmo com a crise que castiga o Brasil, as cooperativas de economia solidária cresceram 22%, porém vem sendo perseguida pelo governo federal e o povo tem que ficar alerta e lutar para não perder as conquistas.
O único deputado presente ao evento, Alex da Piatã (PSD), disse acreditar nas cooperativas de créditos e foi um dos primeiros a ser cooperado quando se constituiu em sua cidade natal Conceição do Coité, ou seja, da rede SICOOB. O parlamentar falou que o sucesso tem a ver com a forma como funciona uma cooperativa de crédito e lembrou que o objetivo de sua constituição é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos e serviços financeiros.
Após os discursos a mesa foi desfeita e o presidente Silvio Soares passou a utilizar um Datashow para apresentação de contas referentes ao ano 2016, em seguida aconteceu os sorteios de 10 televisores 32 polegadas, 10 poupanças poupe Ascobinho no valor de R$ 200,00 contemplando dois cooperados para cada PAC. Foi sorteado entre os produtores presentes dois reprodutores ovino e por último um Fiat Uno Way.
Conheça todos ganhadores
Tv de 32 Polegadas:
José Nilton Andrade Brito | Povoado Lagoa do Saco | Monte Santo
José Roberto de Oliveira | Povoado Boa Vista do Zezé | Quijingue
José Cavalcante dos Reis | Povoado Terra Branca | Quijingue
Ana Maria Pereira dos Santos | Rua Nova Divinéia | Santaluz
Neldevan da Silva | Povoado de Taquari | Itiúba
Rodrigo Pereira de Oliveira de Oliveira | Cansanção
Wesley Santos da Silva | Povoado de Fazenda de Cima | Queimadas
Clériston Oliveira Santos | Jacobina
Zenildes Almeida Sampaio | Distrito Junco de jacobina
José dá Silva Reis | Povoado de Jacu | Nordestina
Quem levou o prêmio principal foi o associado José Marcos Climario da Silva, morador da Fazenda Ariri – Município de Itiúba.
Veja outras fotos da 17ª Assembleia