O assentamento Nova Palmares,localizado em Conceição do Coité, território do sisal, distante 12 km da sede do município, apesar das chuvas finas que caíram na região, vem passando por grandes dificuldades por causa da prolongada estiagem. O sisal é a principal fonte de renda da comunidade e a necessidade de sobreviver e ajudar a família, um grupo de mulheres teve a ideia e montar um projeto intitulado Ateliê Santiagos.
Segundo a coordenadora do grupo, Ednaelma Oliveira Santiago (de verde), um empreendedor relaciona como fazer diferente, antecipar-se os fatos, implementar as ideias, buscar oportunidades, e assumir riscos calculados e muitos deles nascem do descobrimento de um novo mercado, outros abrem seus próprios negócios devido a necessidades, seja por uma situação de desemprego ou por baixo salário oferecido em sua atividade remunerada. “Em nosso caso, o grupo de Mulheres do Ateliê de Nova Palmares reuniu-se e perceberam que suas ideias não estão distante desse contexto e através da falta de oportunidade no mercado de trabalho, surgiu à ideia de montar nosso próprio Ateliê para desenvolver trabalhos em diversas áreas de costuras”, contou Ednaelma.
O grupo criado ainda não tem recursos financeiros para torná-las em realidades todas as ideias e objetivos em execução e procuraram o gabinete do deputado estadual Alex da Piatã (PSD) para intermediar recursos para destinados fins, junto aos órgãos governamentais. “Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento de praticas no corte e costuras de mulheres empreendedoras como alternativa de um desenvolvimento qualificado local e sustentável, como também, gerar emprego e renda para mulheres, e possivelmente entrar no mercado de trabalho. Confeccionar diversos tipos de costuras e fortalecer a auto estima da mulher rural proporcionando o empoderamento na economia, melhorando assim sua qualidade de vida”, externou a coordenadora.
Ela admite que não é fácil desenvolver ideias no momento atual, principalmente entrar no mercado tão competitivo e em se tratando de um grupo de mulheres do Assentamento de Nova Palmares, mas há tempo em mecanismos para seu desenvolvimento e fortalecimento familiar “já adquirir algumas habilidades, surgiu ideia de montar um Ateliê cuja finalidade é somar no mercado, proporcionando melhorias para suas vidas, enquanto mulheres empreendedoras rurais talentosas do campo” afirmou a assentada Ednaelma.
No documento enviado por meio do fecebook do parlamentar, as mulheres afirmam reconhecer que no âmbito de recursos é muito importante salientar que sem as pessoas, a empresa não se move, não se desenvolve e não basta possuir um bom espaço físico, um maquinário de ultima geração se não houver um bom profissional para operá-lo.“Diante disso não vimos outra forma a não ser solicitar do deputado estadual intermediações de recursos para as finalidades do grupo”, relatou.
Elas disseram que precisam inicialmente de nove máquinas de costura, tipo galoneira e Overloque e depois pensarão nas possibilidades para estruturação de espaços e as necessidades que forem surgindo.
O chefe de gabinete do deputado Alex da Piatã, Valdemí de Assis foi à comunidade conversou com as mulheres e levou a situação ao parlamentar que agendou uma audiência na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, (Setre). A audiência na SETRE aconteceu na tarde de quinta-feira (20) com a presença do parlamentar, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Conceição do Coité, Val de Alex, das representantes do movimento de mulheres e Vicente José Lino Neto, chefe de gabinete da SETRE.
No final da tarde aconteceu uma reunião com Leila Cristiane Colangeli Portela, diretora de formação para o trabalho das voluntárias Sociais, onde o projeto foi discutido e será desenvolvida uma força tarefa para encontrar parceiros que possam concretizar aquisição das máquinas.
Redação CN