O Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Riachão do Jacuípe STTRRJ, realizou nesta segunda-feira, 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho, mais uma comemoração, quando segundo o presidente da entidade João Batista, reuniu aproximadamente cinco mil trabalhadores do campo e da cidade. A concentração aconteceu em frente a sede, no Bairro Caixa D’água com a presença de um trio elétrico de onde saiu no sentido Praça Landulfo Alves, onde acontece os discursos.
O STTRRJ a cada ano leva para às ruas demandas de atividades para serem cobrados dos poderes públicos e aproveita para criticar ações principalmente que venham a prejudicar o homem do campo, e, para não fugir a regra, em tempo que o assunto principal está sendo a expectativa de votação da Reforma da Previdência, Reforma Trabalhistas e Terceirização, essas discussões foram os principais focos da comemoração recheada de protestos.
Quem tem a missão todos os anos de ‘descer a madeira’ no sistema que atormenta os trabalhadores é o histórico diretor Teodomiro Paulo, ele que atualmente está a frente da secretaria de Finanças da entidade. Ele falou em público, usando o microfone do trio elétrico para orientar os trabalhadores a dar uma resposta aos deputados que dizem que representam o povo, mas traiu os trabalhadores quando votaram a favor da terceirização e se mostraram tendenciosos a votarem contra a reforma da previdência, que segundo ele, caso seja aprovada irá retirar vários direitos adquiridos com muita luta pelos trabalhadores.
Teodomiro citou os nomes de cada líder político que apoia os deputados Cacá Leão (PP), Paulo Azi (DEM) e João Bacelar (PR) apoiados pelo vereador e presidente da Câmara Marquinhos Leão, ex-vereador e ex-secretário municipal Carlinhos Matos e o atual prefeito Zé Filho, respectivamente.
Segundo o sindicalista os três deputados citados estão se mostrando contra os trabalhadores ao votarem a favor do Governo. “Não tragam pra Riachão mais não. Se alguém bater na porta não abra totalmente, abra meio pau e se for eles, bote o cachorro. Tem que fazer como Nerinha de Terra Branca que disse ao Pastor Lázaro que se ele não votasse a favor do trabalhador, que não fosse mais a sua casa”, disse Teodomiro.
Na comemoração deste primeiro de maio havia uma ordem para somente subir ao trio deputado aliado do trabalhador e lá estavam Robinson Almeida (PT) e João Carlos Bacelar (PTN) por ter o homônimo do deputado republicano, pediu para ser chamado apenas Bacelar, ambos com cadeira no Câmara Federal e estadual apenas Alex da Piatã (PSD). O secretário estadual de Desenvolvimento Rural Jerônimo Rodrigues, assim como faz todos os anos, marcou presença.
Prefeito organiza o café do trabalhador
O prefeito Zé Filho (PSD) participou pela primeira vez como prefeito das comemorações do Dia do Trabalho, antes, na condição de empresário, ele promovia neste período o café da manhã e distribuía brindes entre funcionários de sua empresa (Frijacuipe) e convidados.
Este primeiro ano frente a prefeitura numa parceria com o sindicato promoveu um reforçado café da manhã no auditório da entidade e na oportunidade apertou a mão de cada trabalhador desejando sorte e falou que não abre mão de apoiar o trabalhador nesse momento de turbulência que o país está passando.
Redação CN