Se no futebol existe o momento certo de perder, a invencibilidade de Tite no comando da Seleção Brasileira foi quebrada no momento certo. A derrota por 1×0 para a Argentina no amistoso realizado na manhã desta sexta (9), em Melbourne, na Austrália, não apaga o brilho do trabalho do treinador que completou dez jogos com nove vitórias a frente da seleção e a vaga no Mundial da Rússia assegurada.
Já do lado argentino, o triunfo na estreia do técnico Jorge Sampaoli é o alento de que as coisas podem mudar e o time segue com chances de conseguir a classificação para a Copa do Mundo 2018, na Rússia.
Sem peças importantes como o atacante Neymar e o zagueiro Miranda, poupados, Tite aproveitou para fazer testes no time. O primeiro tempo começou movimentado. Do lado brasileiro, Philippe Coutinho ficou encarregado de municiar o ataque. Foi dele a primeira jogada de perigo ao cortar para o meio da área e tentar o chute que acabou desarmado. Do lado argentino a resposta veio com Di Maria, que arrancou pela esquerda e chutou acertando a trave de Weverton.
Aos 17 minutos Coutinho recebeu livre e rolou para Paulinho, que mandou para fora. Após o ímpeto inicial, o jogo ficou morno e as equipes passaram a se estudar. Quando o primeiro tempo se encaminhava para o final com o um 0x0, Messi fez jogada com Di Maria, que cruzou para Otamendi testar firme. A bola bateu na trave e sobrou livre para o lateral Mercado abrir o placar.
No segundo tempo, as equipes voltaram com mais volume. Gabriel Jesus aproveitou cobrança de falta na área, mas o chute foi pra fora. Dois minutos depois o mesmo Jesus voltou a assustar. O camisa nove fez boa jogada e entrou livre na área. Ele driblou o goleiro Romero e quase sem ângulo mandou na trave. Na sequência Willian bateu de primeira e carimbou a trave mais uma vez.
Para tentar mudar o panorama, Tite promoveu as entradas de Rafinha no lugar de Fagner, Giuliano no por Paulinho e Douglas Costa na vaga de Renato Augusto. O jogador do Bayern de Munique tentou explorar as jogadas pelo lado do campo e assustou Romero com um chute de fora da área, mas não conseguiu balançar as redes argentinas. Antes do fim do jogo, o atacante Gabriel Jesus caiu no gramado após dividida com Otamendi e foi substituído por Taison, que pouco pôde fazer para mudar o placar e viu a aArgentina comemorar o triunfo.
O Brasil volta aos gramados na próxima terça-feira (13), quando enfrenta a Austrália, também em Melbourne. Pelas eliminatórias, os próximos compromissos são contra Equador, em agosto, e Colômbia no mês de setembro.
Correio24horas