O Município de Araci, no Território do Sisal tem um diversidade cultural muita rica, por lá se encontra muito fortemente tradições como samba de roda, mulinha, bumba-meu-boi, reisado, entre outras atividades que já foram abolidas na maioria dos municípios.
Todos esses atrativos estão sempre presente nas principais comemorações da cidade, no caso do São João se encaixam muito bem. O Calila Noticias que tem realizados cobertura em diversas cidades mostrando o que há de mais bonito e que enche de orgulho cada morador e encanta visitantes, registrou na noite de sábado, 24, num coreto da Praça da Conceição um grande momento de confraternização, ao som do grupo “Mais Forró” as pessoas se divertiram e de forma improvisada acabaram formado uma quadrilha e atraiu um bom público que não escondia a satisfação.
O corretor Silvio Roberto morador de Salvador disse que é sempre muito gratificante retornar a Araci, para participar de momentos alegres como aquele, pois, acabou entrando na folia entre os membros da quadrilha junina improvisada.”É muito gratificante participar de uma confraternização como esta ao lado dos familiares e amigos, curtindo um forrozinho pé de serra, dançando quadrilha e revivendo momentos do passado”, afirmou Roberto.
O prefeito Silva Neto (PDT) disse que manter a tradição, cultivar as raízes sempre foi uma das prioridades do seu governo e disse se orgulhar de ter em seu município uma diversidade cultural tão grande neste momento atual. “ Fizemos uma ornamentação bem a cara do nosso povo e de todo nordestino e o motivo de alegria é poder notar a integração do moderno, com as pessoas usando seus celulares para registrar tradições históricas”, afirmou o gestor.
Também no sábado, durante a tarde, percorreu pelas principais ruas do centro da cidade e seguiu até o espaço de eventos Araci Hall, o arrastão do Arrasta Chinelo. Segundo Rafaela Campos Oliveira, um das organizadoras, o “Arrasta Chinela” começou há 09 ano,. resultado de uma conversa com as amigas Dany, Dulce e Mardi, quando planejaram fazer um evento junino das famílias e muitas delas participantes do Encontro de Casais com Cristo (ECC), movimento da Igreja Católica.
No inicio eram 25 casais e cada família levavam um tipo de alimento e a cerveja. O arrastão saia de uma das residências das participantes e seguiam até o Sítio do Coqueiro pertencente à Tia Lurdes “Hoje o movimento cresceu e participam do Arrasta Chinelo aproximadamente 250 famílias e o arrastão saia casa dos noivos, ou seja, a cada ano é sorteado um casal para ser o noivo e este ano foi o casal Glauco e Eliana, portanto saímos da Rua José Tibúrcio”.
Outro detalhe, segundo Rafa, como é conhecida, ninguém pode entrar no ambiente usando botas, tem que ser chinelo e está tipicamente vestida de caipira.
Vale lembrar que as atividades juninas no centro da cidade (Praça da Conceição) tiveram inicio na quinta-feira (22) com Festival de Quadrilhas, na sexta (23) se apresentou no palco principal Raio da Silibrina, Valneijós, Lorena Andrade e Novo Stillus, na noite de sábado (24) Forró dos Plays, Eline Martins, Galeguinho SPA e Pisa Macio. Neste domingo, 25, Forró da Juventude no Coreto.
Redação CN