No próximo sábado, 10, será realizada no Colégio Polivalente de Conceição do Coité, a partir das 09h, mais uma bancada da Anatel, para formação de novos radioamadores, solicitada pela ARCCO – Associação de Radioamadores de Coité.
Foram disponibilizados 40 vagas, sendo cinco para a Classe “A”, 20 para a Classe “B” e 15 para Classe “C” todas preenchidas. Para aplicar as provas virão dois Funcionários da Anatel de Salvador. Um agente telegrafista (José Ivan) virá da Anatel de Sergipe para aplicar as provas de Código Moorse(telegrafia).
De acordo com o presidente da ARCCO Mario Silva,há muito tempo atrás, mesmo antes desta revolução tecnológica, com avanços vultosos, principalmente com o surgimento e disseminação da INTERNET, a comunicação pessoal já estava estruturada para quem era adepto do radioamadorismo.
Ainda segundo Mário Silva, Presidente da ARCCO, a Associação vem cumprindo seu papel desde a sua fundação, com das bancadas, aumentou o numero de Radioamadores em Coité, de 16 para 34. “Nestes três anos frente a administração da ARCCO várias conquistas e ações garantiram a credibilidade da entidade, porque todas as nossas ações, nossas prestações de contas fazemos questão de serem publicadas, sim, gostamos de aparecer, porque com isso estamos mostrando transparência e seguindo rigorosamente o estatuto da entidade, ao contrário de muitas entidades ou pessoas, que não gostam de publicidade, para eles, quanto mais escondidos melhor, para praticarem atos ilícitos”, afirmou Mário Silva. Ele disse também que sabe que a cultura do Brasileiro é levar vantagem em tudo, principalmente com o dinheiro publico, mas reforçou que esta cultura está mudando e precisa da conscientização de todos.
O presidente informou ainda que em agosto acontece eleições para nova diretoria da ARCCO, e já informou que não será candidato a reeleição, porque segundo ele, é contra a continuidade de cargo, e deve dar oportunidades a outros mostrarem o seu trabalho.
O radioamadorismo é considerado um hobby, destinado às experimentações de novas opções, em função do avanço tecnológico o radioamadorismo também teve sua transformação, com adaptações de recursos e novos equipamentos para beneficiar os entusiastas. Oficialmente é difundido como um serviço de amadores, com incentivo ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos das pessoas, se interessam pela pesquisa e estudos relacionados com as telecomunicações.
Vale destacar que os Radioamadores de Coité é destaque em prestação de serviços de utilidade pública, auxiliando a justiça eleitoral em épocas de eleições em locais em que a telefonia celular é deficiente.