A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou, na quarta-feira (21), que já foram retirados mais de 30 mil metros cúbicos de material sedimentado no fundo da barragem da Leste, manancial utilizado para abastecimento dos municípios de Queimadas e Santaluz, que está passando por um processo de limpeza e desassoreamento.
Segundo a empresa, a intervenção vai possibilitar que a barragem, que entrou em processo de colapso devido à estiagem prolongada na bacia do Rio Itapicuru, tenha maior capacidade de vazão no próximo período de chuvas. “O desassoreamento vai contribuir para manter um fluxo de água adequado quando tivermos chuvas na bacia do Rio Itapicuru. Elas vão alimentar a barragem e poderemos retomar a captação de água aqui”, explicou o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto.
Atualmente, a Embasa realiza a retirada de água para abastecimento dos municípios de Queimadas e Santaluz através da estrutura implantada de forma emergencial – uma adutora e um ponto de captação da água na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde é represada a água do Açude Jacurici – em março deste ano.
“Sem essa nova captação estaríamos num cenário de forte restrição de oferta ou até mesmo de suspensão total do abastecimento. A obra feita de forma emergencial garantiu a manutenção do abastecimento para mais de 50 mil pessoas”, ressalta o gerente.
Notícias de Santa Luz