Um estudo feito pela AML Consulting, líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, revelou que no Brasil existem 187.041 pessoas físicas e empresas envolvidas em corrupção.
Deste total, 140.458 integram os formadores de quadrilha e 93.985 são fraudadores. O levantamento é feito através de um plataforma chamada de Risk Money, contém mais 730 mil perfis, e reúne informações sobre pessoas físicas e jurídicas que requerem especial atenção, dentre elas as associadas a crimes financeiros ou infrações penais que antecedem à lavagem de dinheiro, além de pessoas ligadas ao terrorismo e ainda informações abonadoras e desabonadoras relativas às questões socioambientais.
A plataforma ainda contempla pessoas que ocupam ou já ocuparam cargos, empregos ou funções públicas de relevância, conhecidas como PEPs ( Pessoas Expostas Politicamente), os familiares e outras pessoas do circulo de relacionamento também são inclusas. Entre os exemplos de PEPs estão governadores, prefeitos, reitores de universidades e ministros.
Correio