A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Conceição do Coité – fundada em 22 de julho de 1987, completou no último sábado, 30 anos de fundação e para marcar as três décadas a atual diretoria reuniu ex-diretores desde a criação da entidade até os atuais, para um Coffee Break e entrega de placas.
O encontro foi aberto pelo atual presidente Sílvio Brun Lemes que deu boas vindas a todos e em seguida o diretor de Comunicação e Eventos Sócio Cultural Milton Macedo Oliveira fez um breve relato sobre a CDL. Segundo ele, a classe lojista representada pela CDL agradece a todos os 175 diretores, representados por 79 empresários coiteenses, que formaram 13 diretorias nesses 30 anos, que se doaram para que esse projeto viesse a ser esse sucesso, sendo referencia em toda Bahia, em resultados, em conhecimento gerado, em estrutura, “enfim, fazendo com que nosso comercio seja reconhecido como um dos maiores e mais consistente em todo o estado, impulsionando pessoas para que vejam no empreendedorismo possibilidades de gerar mais emprego e dar para nossa população, direito de ter dignidade com o poder de seu esforço”.
A próxima etapa das comemorações ficou por conta de Josuel Oliveira (Joca) que presidiu a entidade de 1999 a 2003. Joca leu um texto enviado por Roberto Pinto Lopes um dos fundadores da CDL e incentivador para que o comércio coiteense alcançasse o respeito que tem nos dias de hoje. Roberto seria homenageado, mas por motivo de força maior não compareceu, mas quem lá esteve, principalmente os mais jovens, tomaram conhecimento do seu papel enquanto empresário e articulador de grandes ações em prol do comércio.
No texto lido por Joca, Roberto Lopes afirma que a CDL se apresenta num resultado apreciável de 30 anos de sonhos. “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos. Sonhos além de seus associados e diretoria, de Reinaldo Oliveira (primeiro presidente) e João Batista (primeiro vice), João Gabriel, Emmanoel Sacramento, Jorge Luiz Mota e Esmeraldo Duarte; Josuel Oliveira e Jackson Lima; o saudoso Pedro Bispo Sacramento, Kleuber Cedraz e Dulcilene Murta. A partir dai a CDL continuou se renovando com nomes cada vez mais jovens e empreendedores, que já nem fazem parte do meu cenário de conhecimento.Eu sou um sexagenário que de longe aprecia com admiração e entusiasmo o trabalho da CDL”, concluiu.
Roberto Lopes foi um dos fundadores da CDL e idealizou a entrega do Destaque do Ano que continua a ser entregue pela entidade.
Joca foi o responsável também pela leitura da relação dos membros de todas as 13 diretorias a começar por Reinaldo Alves que se afastou e assumiu a função de presidente João Batista Morais Filho, entre 1990 a 1993. (Veja a relação no fim da reportagem).
Após a apresentação da relação histórica das 13 diretorias, Josuel convidou os atuais diretores para entregar as placas aos ex-diretores. Momento de emoção dupla foi quando a viúva e o pai de Pedro Alberto Freitas, Peu do Frigorífico foram juntos receber a homenagem. Ele fazia parte do conselho fiscal da CDL quando morreu vítima de acidente em 2015.
O Calila Noticias registrou a presença do primeiro vice-presidente da CDL João Batista que assumiu em seguida com o afastamento de Reinaldo Oliveira. João Batista disse que enquanto estava ali na comemoração, passava um filme em sua cabeça do momento que juntamente com outros colegas se mobilizava para fundar a CDL. Segundo ele, Reinaldo foi montar o comercio em Feira de Santana e ele assumiu a CDL naquela ocasião e ficou como presidente por seis anos. “ Hoje vejo essa beleza de prédio próprio, para mim é motivo de orgulho fazer parte dessa história”, afirmou Batista que na oportunidade disse que foi mais do que justa a lembrança de Roberto Lopes nos 30 anos da CDL.
Depois de ouvir o primeiro presidente, o CN ouviu também o atual Silvio Brun Lemes, ele que é paranaense natural da cidade de Missal, veio para a Bahia com objetivo de gerenciar a distribuidora Zaeli Alimentos em Capim Grosso há 10 anos, a proposta não deu certo e quis o destino que ele optasse por ficar na região e descobriu Conceição do Coité onde após estudos, viu que poderia montar sua empresa provedor de internet (Digital), deu certo e já se considera um coiteense.
Quanto à responsabilidade de dirigir a CDL de Coité, Silvio disse que está sendo um desafio grande, mas ao mesmo tempo está tendo uma oportunidade de aprender muito. “É uma entidade quem tem muito a oferecer e me sinto orgulhoso está fazendo parte dessa história. Agradeço a toda diretoria, muito participativa por sinal e que me deixa muito confiante para desenvolver o trabalho.
Veja outras fotos
Relação dos presidentes e vices de 1987 a 2017
1993 – 94 | João Gabriel Cardoso (presidente) Emmanoel Cosme Sacramento (vice)
1995 – 97 | Emmanoel Cosme Sacramento (presidente) Esmeraldo Duarte (vice)
1997 – 99 | | Emmanoel Cosme Sacramento (presidente) Esmeraldo Duarte (vice)
1999– 01 | Josuel Araújo Oliveira ( presidente) Jackson da Silva lima (vice)
2001-03 | Josuel Araújo Oliveira ( presidente) Jackson da Silva lima (vice)
2003-05 | Pedro Bispo Sacramento (presidente) Kleuber Cedraz Guimarães (vice)
2005-97 | Esmeraldo Duarte (presidente) Dulcilene Mota Nurta Tuy (vice)
2008-10 | Kleuber Cedraz Guimarães (presidente ) Dulcilene Mota Nurta Tuy (vice)
2010–12 | Kleuber Cedraz Guimarães (presidente ) Milton Macedo Oliveira (vice)
2012-14 | Guinaelson dos Santos Silva (presidente) | Kleuber Cedraz Guimarães (vice)
2015-16 | Diego Rodrigues Sacramento (presidente) | Guinaelson dos Santos Silva
2017-19 | Silvio Brun Lemes (presidente) Antônio Jorge da Araújo Silva (vice)