Foi realizada durante todo o dia de quarta-feira, 26 de Julho, a IV Conferência Municipal de Saúde de Quijingue, com tema: “A saúde que temos e a saúde que queremos”, foi vivenciado um dos momentos mais importantes para a concretização das políticas públicas em saúde. Com o salão paroquial lotado por centenas de pessoas, entre usuários, profissionais da saúde e autoridades, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Andréa Laura Moreira, deu início à Conferência.
Com a palavra, a secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Ribeiro, agradeceu a presença de todos/as ao mesmo tempo em que expôs os desafios encontrados na pasta, como salários atrasados, serviços parados. A secretária ressaltou os diversos que foram restabelecidos e outros que foram implementados, a exemplo, da Equipe do Núcleo de atendimento à Saúde da Família (NASF), a central de regulação, dentre outros.
Em sua fala, o prefeito Nininho Gois, ressaltou sua felicidade em ver os cidadãos quijinguenses discutindo as ações dos serviços em saúde. Ao falar do desmonte do setor, deixado pela gestão anterior, o prefeito destacou o compromisso que vem mantendo com o setor dando maior com transporte para pacientes, estabelecendo convênios com outros hospitais, melhorando o funcionando as unidades de Saúde da Família.
Representando os trabalhadores em saúde, o médico Joaquim Manoel dos Santos, também ex-prefeito, destacou a importância da conferência como espaço para a construção de políticas públicas para melhorar os índices de saúde no município e realinhar suas estruturas.
Em seguida, representando do Conselho Municipal de Saúde, Edésio Cavalcante, falou da importância do momento e da participação da população, bem como, da reorganização do Conselho de Saúde que tem sido atuante, uma vez que, ficou sem funcionamento na gestão anterior.
Flávia Emanuelle, sanitarista do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi à conferencista do evento. Em sua fala, a sanitarista, apontou os desafios para fortalecendo das ações em saúde, do planejamento das políticas públicas para melhorar os serviços prestados à população, ressaltou a enorme quantidade de pessoas presentes na conferência, apontando isso como um ponto positivo para a gestão. O final da manhã foi caracterizado por perguntas, apontamentos e sugestões do público no que se refere aos serviços de saúde do município e à fala de Flávia Emanuelle.
Na parte da tarde foram realizados três grupos de trabalhos mediados pelos profissionais Marília Olívia, Paulo Bahia e Kelly Pilissani quijinguense recém-formada em medicina veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Com a plenária final lotada foram apresentadas e aprovadas diversas propostas que comporão o Plano Municipal de Saúde.
Ao final, a Secretária de Saúde, Ana Carolina Ribeiro, agradeceu a centena de participantes, o envolvimento e o compromisso de todos, consolidando essa conferência como uma das maiores já realizadas em Quijingue.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Quijingue