Desde o inicio do seu pontificado, o Papa Francisco sempre se lembra dos avós em seus discursos. Ao celebramos o dia dos Avós, – 26 de julho, – juntamente com a festa de São Joaquim e Sant’Ana, os avós de Jesus, reunimos alguns pensamentos do Papa Francisco que muito dizem sobre a importância dos avós na família. Confira:
“Os avós na família são os depositários e, muitas vezes, testemunhas dos valores fundamentais da vida. A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante e torna-se ainda mais, quando, por vários razões, os pais não são capazes de assegurar uma presença adequada ao lado dos filhos. A presença dos avós é indispensável nas famílias e no mundo de hoje. Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e, conseqüentemente, sem futuro.
As palavras dos avós têm algo de especial para os jovens. E eles sabem disso. A mensagem que a avó me entregou no dia da minha ordenação sacerdotal, eu a levo ainda comigo, no breviário. Como é bonito o encorajamento que o idoso consegue transmitir ao jovem em busca do sentido da fé e da vida! É realmente a missão dos avós.
Felizes as famílias que têm os avós próximos! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes. Aos avós que receberam a bênção de verem os netos, foi confiada a tarefa de transmitir a experiência de vida, a história da família e partilhar com simplicidade a sabedoria e a fé. Os avós são um tesouro. A memória de nossos antepassados leva à imitação da fé. A fé de nossos avós é a herança mais preciosa que recebemos.”
A oração dos avós é um dom para a Igreja, é uma riqueza! Uma injeção de sabedoria também para toda a sociedade humana, sobretudo para aquela que está muito ocupada e estressada. Alguém deve, então falar, mostrar os sinais de Deus, proclamar os valores cristãos e rezar pela humanidade. Os avós formam o “o coro” permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração de súplica e o canto de louvor apóiam a comunidade que trabalha e luta pela vida e dignidade das pessoas”.
O Papa Francisco envia uma benção para os avós: “Confio à proteção de Sant’Ana e São Joaquim todos os avós do mundo, dirigindo-lhes uma bênção especial. A Virgem Maria, que segundo uma bela iconografia, aprendeu a ler as Sagradas Escrituras sobre os joelhos da mãe Ana, os ajude a alimentar sempre a fé e a esperança na Palavra de Deus. Amém.”
+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito