A Petrobras elevará o preço da gasolina nas refinarias em 0,1% e o diesel em 2%. Os preços valem a partir desta sexta-feira (21).
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.
Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.
O aumento coincidiu com o anúncio do governo de que vai elevar o PIS/Cofins incidente sobre os combustíveis. A medida visa aumentar a arrecadação do governo em R$ 10 bilhões até o final do ano para o cumprimento da meta fiscal, que já prevê um déficit de R$ 139 bilhões. A justificava dada pela equipe econômica é que como a Petrobras têm reduzido mais que aumentado os preços dos combustíveis, a majoração destes impostos não vão impactar na inflação.
Estadão Conteúdo