O Vitória mostrou que é outro time após a chegada de Vagner Mancini, depois de empatar com o Cruzeiro fora de casa no domingo passado em 0 a 0, vencer a Ponte Preta no Barradão no meio da semana já empolgou os jogadores e a torcida, e para celebrar a boa fase fecha o primeiro turno com mais uma grande vitória sobre o Flamengo por 2 a 0 em pleno estádio Ninho do Urubu, mando de campo do rubro negro carioca, gols marcados por Iago e Neilton, sendo um em cada tempo.
O Leão permanece na zona de rebaixamento com 19 pontos, mas mostrou um grande poder de reação da competição com e a incrível campanha de ter somado mais pontos fora que dentro de casa. O rubro negro baiano iniciou o Brasileiro jogando fora de casa contra o Avai, venceu Sport, Atlético de Goiás, empatou com o Cruzeiro e agora vence o Flamengo somando 11 pontos fora de seus domínios. No Barradão somou 8 pontos com 2 vitórias, uma sobre Atlético-MG e outra sobre a Ponte e dois empates contra Bahia e Botafogo.
Mas o grande momento que está sendo comemorado mesmo é este depois da Vitória sobre o Flamengo, clube que só tinha sofrido apenas uma derrota para o Grêmio no Ninho do Urubu. Para o Fla a derrota foi o prenúncio de uma crise e a torcida insatisfeita que lotou o estádio vaiou a equipe, entoou o olé quando o Vitória tinha o domínio da bola e pedia a saída do técnico Zé Ricardo.
O jogo
Primeiro tempo
A escalação altamente ofensiva do Flamengo no 4-1-4-1 foi comprovada também na prática, mas só no início. Até os 25 primeiros minutos, o time chegou inúmeras vezes, mas faltou capricho, principalmente de Vizeu nas finalizações. O jovem centroavante, que não começava uma partida como titular desde 29 de março, sentiu a falta de ritmo de jogo. Desperdiçou chances de frente para o gol, sendo a principal delas um cruzamento rasteiro de Éverton. Diego também chegou perto numa cobrança de falta.
Mas o até então insinuante time do Flamengo passou a sofrer após o tempo para hidratação, aos 30. O Vitória cresceu no jogo, achando bons espaços principalmente pela direita. E o castigo para os donos da casa aconteceu aos 40, quando Arão rebateu uma bola muito mal e entregou nos pés de Yago, que soltou uma pancada cruzada na gaveta. Golaço.
Segundo tempo
O jogo caiu muito no segundo tempo, com os dois times errando muito. O Flamengo não se encontrava, e Zé Ricardo atendeu a torcida ao lançar Berrío na vaga de Geuvânio. Mas quem ampliou foi o Vitória, numa situação que gerava expectativa até então. Réver errou o tempo de bola, Tréllez ganhou a frente e foi derrubado pelo zagueiro. O primeiro pênalti pela frente de Diego Alves com a camisa do Flamengo. Neílton, com calma e personalidade, botou bola de um lado e goleiro do outro para fazer 2 a 0 para o Vitória.
Diego, Éverton Ribeiro e Everton produziam muito pouco, e Zé Ricardo mandou Vinicius Junior na vaga do último. Diego foi vaiado por parte da torcida, mas outra parte o aplaudiu logo depois. O Flamengo não conseguiu reagir, e o Vitória – que só não fez o terceiro porque a bola de Trellez foi na trave – mostrou maturidade para controlar o jogo e conseguir mais uma vitória na busca pela fuga do rebaixamento.
Com o resultado, o Vitória soma a segunda vitória seguida e sobe para 19 pontos, ainda na zona do rebaixamento. Já o Flamengo, que teve uma vitória nos últimos sete jogos, fica com 29 pontos.
Redação CN | Globo Esporte