O Calila Noticias esteve realizando a cobertura da visita do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva que está iniciado pela Bahia uma Caravana pelos nove estados nordestinos. O grande percurso teve inicio na quinta-feira quando chegou a Salvador e prossegue até 5 de setembro.
A reportagem completa sobre o Ato de Defesa do Semiárido e de Politicas Públicas para Agricultura Familiar pode ser lida aqui (clique), mas teve ‘alguns lances’ interessante que o CN registrou.
Lula recebe fotos de Raimundo Mascarenhas quando ele passou por Coité na primeira caravana em 1993.
Está é a foto que Lula recebeu do repórter Valdemí de Assis, registrada por Raimundo Mascarenhas durante sua passagem por Coité em 1993, não foi registrado o momento porque a organização da caravana não abriu espaço para imprensa, mesmo assim Lula recebeu a foto que aparece com muito mais cabelo e barba, diferente de hoje, que está rala e branca. O petista guardou a foto muito satisfeito.
Los Pampas nunca faturou com as maquinetas de cartão magnético em tão pouco espaço de tempo
A Churrascaria Los Pampas, escolhida para receber Lula e reuni com as autoridades do Estado deve ter faturado uma boa grana, pois, muita gente foi convidada para um café da manhã com o ex-presidente, porém, parece que não foi avisado que cada pessoa tinha que desembolsar ‘trintinha’ para receber a pulseira de acesso ao recinto e para ter a oportunidade de chegar perto do ex-presidente, cada um pagou em especie ou no cartão. Pior para um cidadão que sem notar que o discurso de Lula estava no fim, passou o cartão e quando retirou, Lula encerrou e ele não teve tempo de sequer receber a pulseira.
Imprensa bem de longe
A atitude dos organizadores da Caravana em deixar a imprensa do lado de fora deixou os jornalistas irritados, tinha Calila Noticias, Bocão News, Bahia Noticias, Acorda Cidade, TV Subaé, TVE além de outros repórteres de rádio e blogueiros, que nem mesmo pagando R$ 30 teriam acesso. A queixa foi geral tipo: Lula precisando propagar essa caravana, a imprensa está aqui para mostrar aqueles que não vem e é barrada.
Secretario pagou R$ 30 para cinegrafista da TVE entrar
Já estava quase no fim quando uma pessoa chamou o secretário de Desenvolvimento Rural Jeronimo Rodrigues para tentar convencer o Instituto Lula abrir para os jornalistas, a pedido do repórter da TVE (emissora do Governo) que deixasse entrar apenas o cinegrafista, proposta aceita ok! O profissional vai entrando, mas peraí! Tem que pagar os trinta reais, disse o funcionário da Churrascaria. Jeronimo puxou do bolso uma Onça e recebeu duas de dez de troco e o cinegrafista finalmente entrou.
Lula é povão, mas na churrascaria ele deu um famoso zignal
O ex-presidente se retou quando saiu na porta lateral da Churrascaria e viu os ônibus em posição diferente de quando chegou, ou seja, a porta do coletivo foi aberta e numa escalada ele já estava no interior da churrascaria. Enquanto ele estava atendendo a todos, os motoristas para facilitar a saída fizeram a manobra e ficou porta com fundo do buzu. Lula irritado chegou a pedi que mudasse novamente de posição, mas foi convencido a andar um pouco, ele olhou, mirou, pensou em passar por um bocado de gente e como faz Neymar e Messi driblou a todos e saiu pelo fundo do ônibus e entrou pelo outro lado quando o pessoal correu já estava dentro do buzu.
Arcebispo de Feira de Santana Don Zanoni deu a benção ao evento e nem cumprimentou Lula. Mas depois fez um selfie
O arcebispo metropolitano de Feira de Santana Dom Zanoni foi o primeiro a dar a benção ao evento, mas o que muita gente esperava ele se dirigir para Lula e dar um apertou de mão não aconteceu, ele saiu e viu pastor evangélico, representante do candomblé e outras crenças a realizarem o ato ecumênico. Mas Lula não teve sossego, toda hora chegava alguém e colava no seu ombro para um selfie, não é que Don Zanoni também esteve por lá?
Lula esteve muito acessível na estação da música
Parece que Lula saiu pelos fundos da Churrascaria porque estava atrasado para o evento com os movimentos sociais. Ao chegar foi recebido com muita festa e retribuiu e gentileza das pessoas. Vestiu jaleco, colocou chapéu de couro na cabeça, posou pra foto com todos que lhe chamavam
Um ônibus só para lembrancinhas
Se as próximas cidades que Lula visitar o povo for lhe presentear ele pode disponibilizar um buzu só para levar cestas com produtos da agricultura familiar, peças de artesanato, decoração, pintura, não vimos nenhuma garrafinha de pinga, mas pode receber assim como aconteceu em outros eventos e muita reivindicação.