O Partido dos Trabalhadores (PT) cogita colocar o empresário Josué Gomes da Silva, de 53 anos, como vice na chapa presidencial encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva. O mineiro é filho do ex-vice-presidente José Alencar, eleito com Lula em 2002 e 2006. O político morreu em março de 2011.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) confirmou ao Estadão que Josué e Lula têm conversado sobre a campanha. A avaliação do partido é que Josué poderia ajudar Lula a reconquistar o apoio do empresariado.
O empresário adotou o sobrenome Alencar em 2014, quando concorreu ao Senado pelo PMDB – partido do qual é filiado desde 2013. Para viabilizar uma candidatura a vice de Lula, ele teria que deixar o partido. O destino poderia ser o PR, antigo PL, mesma legenda pela qual seu pai era filiado quando se candidatou a vice e onde se manteve durante todo o governo.
Hoje o PR integra a base do presidente Michel Temer, mas seus principais dirigentes têm boa relação com Lula. Entre eles o ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP) e o ex-senador Antonio Carlos Rodrigues (SP). Procurado pelo Uol, Josué não quis se pronunciar sobre uma eventual candidatura em 2018, nem sobre os rumores de mudança de partido.
O empresário disse apenas que “está totalmente dedicado à gestão das empresas que preside”. O Instituto Lula também não comentou o assunto.