Um grande ato público na manhã e inicio da tarde desta sexta-feira, 22, na cidade de Quijingue, marcou a inauguração da agência do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. A solenidade contou com a presença do presidente nacional do órgão, Leonardo Gadelha, deputado federal João Carlos Bacelar (PR), deputados estaduais Alex da Piatã (PSD), Nilo Coelho (PSL) e Luciano Simões (PMDB); Cibele de Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, ela que representou o secretário, Josias Gomes e o governador, Rui Costa, representantes do Ministério da Previdência Social, além de outras autoridades que atenderam ao convite do prefeito, Weligton Cavalcante de Gois, popularmente conhecido por Nininho Gois (PR).
Uma confortável estrutura foi montada no meio da Avenida, Presidente Vargas, endereço do INSS de Quijingue onde aconteceram os discursos. O prefeito, Nininho Gois, disse que esteve reunido duas vezes com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, segundo ele, para tratar da abertura da agência, cuja obra de quase R$1 milhão estava pronta há cerca de dois anos, porém, com diversos entraves em Brasília para começar a operar.
Nininho disse que deu as seguintes sugestões durante encontro com o presidente: colocar pra funcionar ou utilizar o imóvel como sede da prefeitura. “Questionado pelo presidente o que eu queria, confirmei que meu objetivo era o funcionamento do INSS e ele garantiu que abriria e que viria para inauguração e hoje está aqui conosco”, comemorou o prefeito.
“Com essa obra o município dá um passo gigantesco, porque se trata de mudança de vida, aqui em Quijingue tem exatamente seis mil aposentados. Quando tomei posse, falei que minha missão a partir daquele momento era trabalhar para mudar a vida do povo e colocar Quijingue em lugar de destaque na região. O INSS está aí, é mais uma conquista. Queremos acabar com essa dependência que ainda temos com serviços de fora. Ir para outra cidade só se for para passear”, afirmou o prefeito.
A instalação da agencia do INSS é um desejo antigo da população e das lideranças politicas locais, a luta começou na gestão do então prefeito Joaquim Manoel, ele que assinou a escritura e a Câmara autorizou a doação do terreno para o INSS construir o prédio, mas que nos últimos quatro anos, esteve com a obra parada praticamente durante todo mandato do prefeito Almirinho (PT).
Antes do discurso do presidente, foram oficializados dois benefícios, um de salário maternidade de Thais da Silva, 27 anos, que teve criança há 30 dias, e a aposentadoria do trabalhador rural Edson Macedo, ambos deram entrada no processo na quinta-feira, dia anterior da inauguração e já estão regulamentados.
O presidente, Leonardo Gadelha, destacou a grande dimensão social que a agencia do INSS está trazendo para Quijingue, e na condição de politico, já que o mesmo é deputado federal pelo estado da Paraíba, destacou também a presença de deputados baianos, tanto da situação quanto da oposição, no diálogo das diversas correntes políticas.
Para a chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Cibele de Carvalho, que representou o governo do estado, considerou o evento muito produtivo e falou que era uma luta antiga, ou seja, desde o mandato da ex- presidente, Dilma Rousseff, quando começou as conversas para concretizar essa obra. “As condições de vida do povo de Quijingue estão bem melhores, depois de algumas intervenções do governo do estado”, falou a represente do governo.
O deputado Alex da Piatã disse que a presença da agencia do INSS irá ajudar muito a população, de modo especial a rural, que compareceu ao ato e estava muito feliz com essa grande conquista que chega no primeiro ano de governo de Nininho.
O parlamentar lembrou que outra grande ação deste governo está sendo a construção da rodovia que liga a cidade de Quijingue a BR 116 e que segundo ele “graças a Deus, a obra ainda não está concluída por causa das chuvas que vem caindo na região e tenho certeza que vocês que estão aqui preferem a chuva neste momento”. afirmou o deputado.
O deputado Marcelo Nilo, ele que é sertanejo, natural da cidade de Antas, já está no sétimo mandato de deputado estadual, disse que sempre foi votado em Quijingue. No seu discurso ele comentou sobre a credibilidade dos políticos que admite está abalada, destacou a grande crise que o Brasil está passando, mas que o país vencerá, “porém, só será possível com trabalho, e isto que está acontecendo em Quijingue”, falou o parlamentar e ex-presidente da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia).
Luciano Simões, chegou ao ato de inauguração no momento que o prefeito Nininho discursava, quando o gestor convidou o mesmo para falar. Ele destacou a importância da agencia do INSS, órgão de muita importância para o município, pois, as pessoas que antes precisavam desse serviço e tinham que se deslocar para outra cidade, não será mais necessário.
O deputado federal João Carlos Bacelar, foi credenciado pelo próprio prefeito, como principal responsável pela inauguração dessa obra. Em seu discurso, Jonga Bacelar como também é conhecido, destacou a importância da agencia, pois, “além do serviço, traz também dignidade para o povo”, afirmou.
Bacelar comentou também sobre a reforma da previdência, segundo ele está por vir, mas que ele não votará contra o trabalhador, falou ainda que existe atualmente um descrédito da classe politica, mas que a população reconhece quem trabalha. Ressaltou que em oito meses de governo de Nininho, ele já destinou cerca de R$ 10 milhões através de emendas parlamentares.
Lais Correia, será a primeira gerente da agencia de Quijingue, natural de Tucano, mas que chega com a experiência de ter trabalhado no estado da Paraíba, disse que o atendimento será direcionado a toda população da forma mais humanizada possível. ” O atendimento totalmente digital, os processos vão deixar de existir fisicamente e serão analisados de forma digital e com o prazo bem mais breve do que ocorria anteriormente”. Garantiu a gerente.
O atendimento ao público começará na próxima segunda-feira, 25, das 07h às 13h e os serviços internos das 13h às 16h. Os interessados vão poder dar entrada em avaliações sociais, habilitação e requerimento de auxilio doença, salário maternidade, auxilio acidente, pensão por morte, pensão urbana e rural, aposentadoria rural e urbana, além de outros serviços.
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis
Redação CN