Desde que teve inicio o recadastramento biométrico em Conceição do Coité, o que se viu foi longas filas de pessoas, muitas delas chegavam na madrugada para garantir o lugar e esperar até o horário da abertura do cartório, tudo isso porque surgiu boato que, quem não comparecesse ao cartório até uma determinada data perderia o benefício do Bolsa Família.
Naqueles dias, tanto a Secretaria de Assistência Social quanto ao cartório eleitoral recebiam uma grande quantidade de pessoas, temendo perder os benefícios, fato que provocou o juiz da Comarca de Coité e Ichu convidar a imprensa local com objetivo de esclarecer que não havia necessidade de corre corre, porque o TRE não tinha estipulado um prazo final para o recadastramento em Coité e Ichu, ao mesmo tempo, esclareceu que mesmo se encerrasse o prazo e um beneficiário não fizesse o recadastramento, ele não perderia seu beneficio. Mas foi tudo em vão, nada que foi dito nas rádios e publicados nos sites e blogs surtiu efeito e as filhas continuaram.
O juiz mais uma vez publicou uma nota e espera que as pessoas reflitam no que diz a mensagem sobre o mesmo assunto.
“O Juiz Eleitoral da Zona 132 comunica a todos os eleitores de Conceição do Coité e Ichu que o recadastramento biométrico não tem mais prazo para encerrar nesta Zona Eleitoral e não é mais obrigatório para as eleições de 2018! Isso mesmo: o recadastramento eleitoral não tem mais prazo para encerrar e não é mais obrigatório para as eleições de 2018 em Coité e Ichu.
O Tribunal Regional Eleitoral definiu as Zonas Eleitorais em que o recadastramento é obrigatório, mas a Zona Eleitoral de Conceição de Coité não foi incluída como recadastramento obrigatório.
Mesmo assim, o serviço de recadastramento biométrico continua sendo oferecido aos eleitores, que podem comparecer de forma espontânea, mas sem o caráter de obrigatoriedade.
Para as eleições de 2018, os eleitores que não tiverem feito o recadastramento votarão normalmente com o título e a carteira de identidade e não sofrerão nenhum prejuízo em seus benefícios sociais ou aposentadorias.