O torcedor do Bahia antes de começar o jogo contra o Coritiba na tarde deste sábado, 30, na abertura da 26ª rodada do Brasileirão deve ter feito cálculos otimistas para sequência do campeonato. Em caso de vitória sobre o vice-lanterna o Tricolor daria o incrível salto na tabela de classificação saindo do 13º para o 9º lugar, e comemoraria de forma dobrada, pois, quebraria um tabu de 32 anos sem vencer o Coxa no Brasileiro. A última vez que isso aconteceu foi no Couto Pereira em 1985 gol marcado pelo zagueiro Celso cobrando penalidade, na ocasião o cobrador oficial do Bahia que era considerado um dos chutes mais fortes do Brasil, soltou a bomba e furou a rede. Naquele mesmo ano o time paranaense conquistou o titulo de campeão brasileiro. De lá para cá os confrontos foram marcados mais por empates com este chegou a sete, e vitórias do Coritiba.
Para manter a escrita de resultados terminarem por igualdade, jogando na Arena o Bahia terminou o primeiro tempo quebrando o tabu, com gol no fim marcado por Zé Rafael, mas cedeu o empate na etapa final, gol marcado por Rildo.
O jogo
O Coritiba, que iniciou a rodada na vice-lanterna, tomou a iniciativa no início e criou quatro oportunidades até que o Bahia finalizasse pela primeira vez. Nas melhores chances, Alan Santos bateu perto, e Henrique Almeida tentou de bicicleta, mas Jean salvou. Depois, o goleiro acertou Henrique Almeida na área, mas o árbitro mandou seguir. O lance acordou o Bahia no jogo. Aos 29, Juninho cruzou, Rodrigão cabeceou no contrapé, mas Wilson operou um milagre. Já aos 45, Werley recuou mal, Zé Rafael chegou antes de Wilson e, caindo, completou para o gol – 1 a 0.
Segundo tempo
O Coritiba voltou com um atacante (Filigrana) no lugar de um volante (Jonas), mas o Bahia manteve a superioridade. Tanto que, aos 10, Mendonza recebeu passe de Zé Rafael e mandou a bomba na trave. O Coxa, porém, aproveitou um contra-ataque para deixar tudo igual. Léo cruzou, e Rildo bateu de primeira, no cantinho, para fazer 1 a 1. A partir daí, o jogo ficou aberto, os dois times partiram em busca do gol, mas, desorganizados, não conseguiram mais levar perigo. Ruim para o Bahia, que segue ameaçado; pior para o Coritiba, que fica na vice-lanterna.
O Bahia chega ao 11° lugar, com 31 pontos, mas não consegue criar gordura para a zona de rebaixamento – ele pode perder até cinco posições no complemento da rodada. O que mais deixa o torcedor preocupado principalmente por ter desperdiçado três pontos, são os difíceis confrontos pela frente. Na quinta-feira, 12/10, vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras, dia 15 recebe o Corinthians na Arena e na rodada de número 29 vai ao Ninho do Urubu enfrentar o Flamengo. Já o Coxa segue na vice-lanterna, à frente apenas do Atlético-GO, agora com 28 pontos.
Redação CN | Globo Esporte