O senador Otto Alencar (PSD) reafirmou seu apoio a reeleição do governador Rui Costa (PT) na eleição do próximo ano e garantiu ser “homem de palavra”. Segundo ele, está satisfeito com a gestão que vem sendo desenvolvida no estado em um momento critico que vive o Brasil. O parlamentar externou sua posição na cidade de Jeremoabo durante o ato de inauguração de mais uma unidade Ponto Cidadão da Rede SAC, do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para as localidades de Adriana do Alto, Canabravinha dos Candis e Olhos D´Água do Albino, em Jeremoabo e entrega de 11 tratores agrícolas com implementos para 11 municípios da região.
Em clima “eleitoral”, o evento reuniu militantes dos dois grupos políticos majoritários liderados pelo PP e PSD que se preparam para uma nova eleição em virtude da Social Democrata Anabel de Sá Lima Carvalho, de 46 anos, a mais votada na eleição de 2016, quando obteve 10.734 e na época disputava a reeleição, teve seu registro de candidatura indeferida pela justiça eleitoral. A militância esteve dividida entre aplausos e vaias, de acordo com a linha dos pronunciamentos.
Dando o “norte” político, ao se pronunciar, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), elogiou a postura do senador Otto Alencar de politico leal. Alex disse que na última segunda-feira, 11, juntamente com prefeitos e vereadores de sua base se reuniu com o senador Otto Alencar, quando o mesmo foi questionado se teria hipótese de ser candidato ao governo do estado “e sua resposta de imediato foi não! E que apoiará a reeleição de Rui Costa”.
Alex falou também que, em todos os segmentos da sociedade tem pessoas boas e ruins e “na política não é diferente, tem os bons e maus políticos e coloco o senador Otto com um bom político”, falou o parlamentar.
Alex citou a recente atitude do senador Otto Alencar ao deixar a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investigará a relação dos grupos JBS e J&F com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e examinará a delação premiada firmada por executivos da JBS com o Ministério Público Federal, conjunto de informações que levou à denúncia do presidente Michel Temer, do senador Aécio Neves (PSDB-MG) por não aceitar o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) como relator, pois, o considerava como um dos capitães da tropa de choque de Temer na Câmara e “sua escolha aconteceu após o presidente da CPMI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), ter ido ao Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência da República, para uma reunião com Temer”, lembrou.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ângelo Coronel (PSD), referenciou o senador Otto e disse que é filiado ao “POA”, ou seja, Partido de Otto Alencar. A animação do publicou deixou Coronel feliz e segundo ele, olhando do palanque, os dois grupos majoritários da cidade ali estavam, porém as mãos com cinco dedos para cima externavam maior quantidade de pessoas, ou seja, dava uma indireta para falar do 55 número do PSD.
O chefe do poder legislativo no estado finalizou seu pronunciamento dizendo que o povo quer o vereador Antonio Chaves (PSD), presidente Câmara licenciado para prefeito “portanto vamos”. Coronel disse que naquele momento não estava fazendo política partidária por se tratar de uma institucional e o “portanto vamos”, vale para muita coisa.
Coronel também anunciou que está “amarrando as chuteiras” na política e apresentou seu filho Diego Coronel com seu sucessor na Assembléia Legislativa.
Política local vive clima tenso na pré-campanha de nova eleição para prefeito
O vereador Antonio Chaves (PSD) no exercício do sétimo mandato, disse que estava passando por momento difícil, segundo ele, pela perseguição que vem sofrendo da oposição, inclusive através de um programa de rádio locado em uma emissora da cidade. Chaves após ser eleito ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores com o8 votos, contra 05, derrotando o vereador Antônio José dos Santos (PPS), foi empossado interinamente no cargo de prefeito, na vaga de Anabel de Sá Lima Carvalho, que teve o mandato cassado, enquanto o vereador Benedito Oliveira dos Santos “Bino” (PSD), assumiu interinamente a presidência da Câmara.
Tensão no palanque
Enquanto o senador Otto Alencar discursava, o vereador Jairo Ribeiro Varjão ” Jairo do Sertão” do PP, insinuou que o senador estaria mentindo, fato que criou um clima de tensão no palanque, interrompendo por alguns segundos o discurso do social democrata. O clima ficou mais acirrado quando um membro do cerimonial do governo pediu Jairo descesse, ele reagiu e não quis deixar o palanque, sendo necessária a interferência da Polícia.
Vereadores da situação, questionado pelo CN, disseram que na sessão de terça-feira, 12, Jairo do Sertão também teria chamado o governador Rui Costa de mentiroso. A equipe do CN procurou o parlamentar após descer do palanque, mas não conseguiu falar, pois, o mesmo aparentava está nervoso e logo saiu do ambiente por orientação dos correligionários.
Em nota publicada em rede social posteriormente, o vereador Jairo do Sertão atacou o prefeito em exercício Antônio Chaves afirmando que ele está no ‘fim de carreira’. “Um político quando desce a ladeira, dificilmente, consegue retornar ao topo. É o caso do prefeito interino de Jeremoabo, Antonio Chaves (PSD), que está em franco declínio de popularidade e parece até brincadeira, ele próprio gritar aos quatro ventos que é o prefeito do povo. A eleição suplementar ta vindo ai, e o que acontecer em Jeremoabo a partir do resultado, será da inteira responsabilidade de quem vota. Fim de papo!”
Redação CN