Evangélicos do Município de Retirolândia viveram talvez a maior e mais organizada festa de todos os tempos, quando se reuniram em praça pública para louvar e orar, no dia da Cultura Evangélica, celebrada em mais de 60 municípios baianos, inclusive com feriado no dia 23 de setembro. Retirolândia foi incluído no calendário de feriados municipais na há cerca de 15 anos.
Os evangélicos retirolandenses optaram por comemorar seu dia neste domingo, 24, em grande evento na Praça do Centro de Abastecimento onde foi montado um grande palco. A festa promovida pela Prefeitura Municipal e pelo Conselho de Pastores da cidade, formado pelos pastores das igrejas: Batista Maranata, Quadrangular, Comunidade Evangélica, Monte Sinai, Assembleia de Deus Missão, Assembleia de Deus Vida em Cristo e Elos de Cristo, lembrou os 500 anos da reforma protestante no mundo, que foi também o tema central da festa.
Além dos pastores e dirigentes das igrejas, outras personalidades marcaram presença no evento, a exemplo do prefeito Alivanaldo Martins conhecido por Vonte do Merim, vice Nóe Silvestre, vereadores, secretários municipais, deputados Alex da Piatã (PSD) e Heber Santana (PSC), além de outras autoridades.
Quem foi a Praça na noite deste domingo ouviu pregações dos pastores e louvor com as bandas Adorai e Renovo e a participação da cantora gospel Bruna Carla.
O Prefeito Vonte do Merim, disse que a festa correspondeu todas as expectativas, graças a organização do Conselho de Pastores. De acordo com o prefeito, foi feito um investimento em torno de R$ 50 mil na contratação da cantora Bruna Carla, grande referencia no meio gospel, “isso fez com que as pessoas viessem com maior participação e abrilhantasse mais a nossa festa”, afirmou o gestor.
Vonte disse que saiu motivado para contribuir com outras festas evangélicas que virão pela frente, pois, foi muito gratificante ver a alegria de cada um e por saber que é um tipo de evento que pode transformar pessoas, saindo dos vícios das drogas e do alcoolismo.
Conceição do Coité foi a primeira cidade do Brasil a oficializar o Dia dos Evangélicos feriado municipal
Projeto do ex-vereador Valdemí de Assis e aprovado pelos vereadores, em 1989, a Semana dos Evangélicos acontecia no mesmo período (17 a 23 de setembro) porém, não era feriado municipal. Após um novo projeto de autoria da ex-vereadora Maria Eugênia conhecida por Geninha, que tinha como objetivo tornar o dia 23 de setembro feriado municipal, mas uma vez foi aprovado na Câmara e sancionado no Governo Éwerton Rios (Vertinho) prefeito municipal á epoca.
A lei que estabeleceu o acontecimento é 178, de 15 de dezembro de 1997, incentivando mais de 60 cidades somente na Bahia comemorarem o Dia dos Evangélicos.