O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou na última terça-feira (12) a pré-seleção,pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) do Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB-Valente), após análise de mérito do Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais.
Com a aprovação, o Projeto CultAS vai assinar o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) que possibilitará a liberação do apoio financeiro, para o próximo triênio (2017/2020), com valor de R$ 750 mil do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
Conforme o Diretor-Geral da APAEB, Macerval Araújo a política de editais tem possibilitado a disseminação de recursos para a cultura do interior, mas ele afirma que é preciso ter empenho e dedicação pra ser um dos selecionados. “Normalmente os recursos públicos são disponibilizados através de editais e é preciso ter uma equipe preparada para escrever conforme as prerrogativas do edital, uma estrutura física adequada e seguir a seriedade do processo. E estar sempre atento as oportunidades sejam da iniciativa pública ou privada”, explicou.
Para o parlamentar, “o Governo da Bahia, acertadamente, realiza políticas de fomento plurianuais que concedem apoio às instituições culturais privadas baianas, sem fins lucrativos, e que seguem as diretrizes da política estadual de cultura. Sendo assim, desde a gestão Lula no âmbito federal e que se consolidou na Bahia, combatemos as três tristes tradições das políticas culturais no Brasil: ausência, autoritarismo e instabilidade”, verificou.
O educador da APAEB Aldo Araújo informou que a Casa da Cultura de Valente oferta e incentiva a cultura desde a “Inclusão digital para todas as idades com um telecentro, daí partimos para as culturas populares e através destes trabalhos com os projetos e as oficinas incentivamos capoeira, resgate da cultura popular, musicalidade com ensaio de bandas de pequeno porte, reisado, cantiga de roda, sessões de cinema e biblioteca. E neste momento as parcerias da Fundação APAEB, que é mantedora da Casa, ficaram bastante limitadas e víamos o risco da Casa encerrar suas atividades em função de não ter apoio financeiro para a manutenção”, disse.
São consideradas instituições culturais organizações ou espaços com objetivos exclusivamente artístico culturais dotados de história, identidade conceitual, valor socialmente reconhecido e atuação sistemática através de bens de cultura, equipamentos, produtos e/ou serviços culturais públicos.
O FCBA é o principal mecanismo de fomento da Secretaria de cultura da Bahia (Secult) e está estruturado em linhas de apoio, que têm sido referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural, Editais Setoriais e Agitação Cultural.
Fonte: ASCOM Deputado Rosemberg Pinto