A direção do Parque Maria do Carmo, responsável pela organização da vaquejada considerada a maior do Brasil, que teve inicio nesta quinta-feira, dia 07, e vai até domingo, 10 de setembro, homenageou durante abertura do evento o senador Otto Alencar (PSD) autor da proposta que recebeu o número 304/2017 na Câmara, responsável por adicionar o parágrafo ao artigo 225 da Constituição para que não se classifiquem como cruéis as práticas esportivas com animais reconhecidas na categoria de manifestações culturais, registradas como bens imateriais do patrimônio cultural brasileiro e regulamentadas por lei que assegure o bem-estar dos animais utilizados. A chamada PEC da Vaquejada acaba com os entraves jurídicos para a realização dessa atividade no Brasil.
A vaquejada é prática na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Segundo o senador Otto Alencar, foi uma luta muito grande para ser aprovada esse PEC, pois, foi necessário enfrentar a chamada elite do senado e da Câmara federal, “ havia muitos senadores contra, mesmo com incoerências muito grande, mas eram a favor de outras práticas de esporte envolvendo animais”, falou Otto Alencar.
Na apresentação da radialista Vilmara de Assis, rádio Calila News, o senador Otto Alencar detalhou toda essa história até aprovação da PEC em 31 de maior deste ano.