A Secretaria da Educação do Estado abriu, na quarta-feira (25), as inscrições para 2.455 vagas de cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para capital e interior do estado. Os cursos, da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), são voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental I e II (completo e incompleto) e Médio (completo e incompleto), além de pessoas que já fizeram outros cursos pelo Pronatec, a exemplo de trabalhadores e mulheres em estado de vulnerabilidade.
As inscrições devem ser feitas até o dia 3, exclusivamente pelo Portal da Educação. Entre os cursos ofertados, destacam-se: programador web, cuidador de idoso, microempreendedor individual, mestre de obras, instalador e reparador de redes de computadores, agente cultural, recreador cultural, organizador de eventos, auxiliar de laboratório de saúde, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, espanhol aplicado a serviços turísticos, inglês intermediário, confeiteiro, editor de vídeo, assistente financeiro, fotógrafo, maquiador e recepcionista.
As vagas estão distribuídas nos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhas da rede estadual localizados nas cidades de Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Candeias, Dias D´avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Juazeiro, São Domingos, Serrinha e Bom Jesus da Lapa.
De acordo com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, esta é mais uma das ações da Secretaria da Educação do Estado voltadas à qualificação e inserção dos jovens e trabalhadores ao mundo do trabalho. “Ao todo, a rede deverá ofertar quase 15 mil vagas de cursos de qualificação pelo Pronatec. Para isto, contamos com a parceria de órgãos,como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria de Turismo (Setur), as Voluntárias Sociais, Bahia Pesca e diversas instituições do campo da cultura, como a Escola de Dança da Fundação Cultural”, afirmou.
Matrícula
A matrícula será realizada no período de 8 a 13 de novembro, na unidade de ensino para o qual o estudante se inscreveu e concorreu à vaga. No ato da matrícula são exigidas cópias de CPF, RG, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou histórico escolar e comprovante de conta corrente de qualquer banco ou conta fácil do Banco do Brasil, aberta em nome do estudante.
O programa prevê o pagamento de auxílio transporte e alimentação de R$ 15 por dia frequente, sendo realizado o cálculo ao final de cada mês. A aula inaugural está programada para o dia 13 de novembro. A relação de cursos e o número de vagas por municípios estão disponíveis no Portal da Educação.
Acorda Cidade