Uma grande solenidade marcou o lançamento da Pedra Fundamental para a construção da sede do novo fórum de Conceição do Coité na tarde desta terça-feira, 24/10. O ato contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, desembargador e corregedor Osvaldo de Almeida Bonfim, corregedor geral da Justiça, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Gerivaldo Alves Neiva, prefeito Francisco de Assis, vice-prefeita Genivalda Pinto da Silva (Val de Alex), além de outras autoridades e servidores da área jurídica e politica de Coité e região.
Um estrutura foi montada na quadra de esportes do Colégio Polivalente, ao lado do terreno onde deverá ser edificado um moderno prédio para atender o judiciário, onde as autoridades foram recepcionadas pela Orquestra Santo Antônio, em seguida foi franqueada a palavra.
A solenidade foi aberta pelo juiz Gerivaldo Neiva, que fez um discurso falando da grande necessidade de criar um espaço mais amplo, já que o município de Coité é o que mais cresce na região e a cada ano conta com novos advogados. Em seguida, Dr Gerivaldo direcionou o discurso para um grupo de estudantes que recepcionou a comitiva e questionou a construção numa área de laser. (veja o vídeo com a explicação do juiz).
O prefeito Francisco de Assis também fez um discurso justificando a obra no terreno do Colégio Polivalente, pois, um dia antes foi assunto nas redes sociais, algumas pessoas protestando e alegando que traria prejuízos a educação quando iria tirar parte importante da área do Colégio.
Segundo o prefeito, já faz quase cinco décadas que o Polivalente existe e esta área quase que durante todo esse tempo está ociosa.”Construir a sede do fórum aqui, esta área ficará mais segura, muito mais valorizada e os alunos terão um espaço muito mais digno”, garante o gestor.
Assis pediu que após construído o novo fórum que seja mantido o nome Durval da Silva Pinto, e a maioria do público presente respondeu com palmas.
O desembargador Salomão Resedá disse que como coiteense está muito feliz pela conquista de um novo fórum e como juiz a satisfação é ainda maior.”Nós podemos fazer um exame do que era a justiça de Coité, há trinta, quarenta, cinquenta anos atrás, que funcionava no prédio da prefeitura municipal na Rua de Cima (hoje Fonte Luminosa) e a partir de hoje Coité estará ganhado um prédio com todas as condições para abrigar a justiça e atender o judicionado desta terra”, afirmou Salomão que ficou duplamente feliz, pois, conforme falou, será construído um novo espaço e será mantido o nome do seu avô Durval da Silva Pinto.
A presidente do TJBA ficou muito feliz pelas homenagens, primeiro com a música “Maria Maria” de Milton Nascimento, cantada pela Orquestra Santo Antônio, depois recebeu uma violinha de flecha de sisal também presente do maestro da orquestra Josevaldo Nim.
Antes de entrar no mérito da construção do fórum, leu a história de Coité desde o inicio, como se tivesse extraído da Wikipédia narrando quase que na íntegra, sob a atenção daqueles que já conhecem a história e dos visitantes.
Sobre a obra, ela falou que os recursos já estão garantidos, mas ainda não tem data definida para o inicio, já que passará pelos trâmites do processo de licitação.Segundo a presidente, a obra deverá começar no inicio de 2018 e será entregue no fim do mesmo ano.
A solenidade chegou ao fim por volta das 17h quando as autoridades foram convocadas para colocar os objetos na cápsula do tempo. Foi colocado um exemplar do Diário do Poder Judiciário edição n° 2010, exemplar do Diário Municipal, exemplar de um jornal de grande circulação (não divulgado) todos com a data 24/10/2017, moedas de cinco, dez, vinte e cinco, cinquenta centavos e um real, artesanatos feitos em Coité, foto da mesa diretora, Biênio 2015/2017, fotos da cidade de Coité, e cópia da ata.
Ficou estabelecido o prazo de cinquenta anos para a abertura da cápsula do tempo, que após fechada, foi depositada numa caixa de cimento construída para esse fim, com a escrita numa placa “Lançamento da Pedra Fundamental do fórum da Comarca de Conceição do Coité.
PUBLICIDADE