Um levantamento feito pelo Contas Abertas, organização que monitora os gastos do governo, revelou que o ministério das Relações Exteriores gastou, em setembro, quase R$ 8 mil para comprar sete caixas de bombons. Os mimos são usados pelo Governo Temer como presentes a autoridades estrangeiras que visitarem o país.
A compra consistiu em quatro caixas grandes e três caixas menores de chocolate artesanal de alta qualidade produzido no Brasil, da marca Aquim.
“Trata-se de fórmula especial, desenvolvida no Brasil, explorando as particularidades do cacau brasileiro, sem adição de castanhas ou aditivos comuns em chocolates industriais”, explicou a pasta.
De acordo com o Contas Abertas, as caixas são estojos especiais, com pinça folheada de ouro, fabricadas artesanalmente em imbuia. Na nota de empenho da compra estão as características dos bombons: chocolate sabor ao leite e sem recheio.
Ao Contas Abertas, o Itamaraty afirmou que sempre presenteia as autoridades estrangeiras com produtos brasileiros de alta qualidade, “de forma a divulgar os produtos e a cultura nacionais”.
Em dezembro de 2016, o presidente Michel Temer se viu obrigado a desistir de uma compra de sorvete da marca americana Haagen Dazs depois que a licitação chegou ao conhecimento público. A compra consistia em 500 potes de sorvete para serem servidos no avião presidencial durante viagens.
Correio