O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran) suspendeu o direito de dirigir de mais de 9 mil condutores infratores pelo período de 30 dias. A lista completa do resultado dos processos administrativos foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (2) e traz alguns nomes conhecidos da política baiana. Um deles é o deputado estadual Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, ou como é conhecido no seu mandato: Adolfo Menezes (PSD). Outro deputado estadual que perdeu o direito de dirigir nos próximos 30 dias foi Carlos Ubaldino, colega de partido de Adolfo Menezes. A reportagem tentou falar com ambos, mas as ligações não foram atendidas nesta sexta-feira (3).
Além dos legisladores estaduais, outro legislador, desta vez de Feira de Santana, aparece entre os condutores infratores. Trata-se do vereador petista Alberto Nery. Em conversa com o Bocão News, Nery disse não ter sido notificado ainda sobre a punição. “Prefiro ter acesso ao processo para depois me manifestar”, disse o edil.
De acordo com o edital de notificação assinado pelo diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, os motoristas infratores deverão passar por um curso de reciclagem. No entanto, os condutores ainda poderão apresentar recurso junto à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) na sede do Detran, nos postos do SAC e nas CIRETRANs espalhadas no interior da Bahia até dia 15 de dezembro deste ano.
A penalidade só passa a valer a partir do momento em que o condutor entrega sua Carteira Nacional de Habilitação ao Detran. (Veja lista completa)