Em evento com catadores de materiais recicláveis em Brasília, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a repetir que quer ser inocentado pela Justiça para voltar a concorrer à Presidência da República. “Me provem um pneu de bicicleta velho rasgado que eu tenha roubado. Se provarem eu venho aqui e peço desculpas. Não vou aceitar ser candidato para não poder ser preso. Quero ser inocentado para ser candidato”, disse. Em clima típico de pré-campanha, Lula disse que o país só vai dar certo no dia em que os mais pobres forem tratados com respeito e pregou que o “bolo” precisa ser dividido de forma mais justa. “Enquanto tiver um governo cortando Orçamento, destruindo as empresas e tratando os mais pobres com desrespeito, esse país não vai dar certo”.
O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), disse que o partido não tem plano B e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato petista à Presidência da República “de qualquer jeito”. “Podemos recorrer até ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Lula vai ser candidato de qualquer jeito, mesmo sub judice. Esqueça essa história de plano B. Nosso plano A, B, C, D, E, F é o Lula”, enfatizou o senador petista.
O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) fez declarações sobre o julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para o dia 24 de janeiro, e irritou a cúpula petista. Em vídeo divulgado ontem, em redes sociais, Ciro disse que, apesar da presunção de inocência à qual Lula tem direito, “não se pode inverter as coisas” e “Justiça boa é Justiça rápida”.
O tesoureiro nacional do PT, Emídio de Souza, rebateu a declaração. “Justiça boa não é a rápida nem a lenta. É a justa. A que não queima etapas. A que se guia pela regra não por quem é o réu. Ciro é tão apressado quanto a própria Justiça”, afirmou. Até então, setores do PT cogitavam a possibilidade de apoio a Ciro caso Lula fique impedido de concorrer na reta final da eleição de 2018. Depois da decisão do TRF-4 e da declaração de Ciro, a hipótese fica ainda mais improvável.