Com base na história de vida de Santa Luzia, Dom Itamar Vian, arcebispo emérito da Diocese de Feira de Santana, proferiu a homilia da missa festiva da padroeira de Santaluz, município localizado no território do sisal, na manhã de quarta-feira, dia 13.
Na celebração, que foi transmitido ao vivo pelo Facebook, dom Itamar chamou atenção para a necessidade de cada um “ser luz” em beneficio de um mundo melhor. “Muitas das vezes quando chego à noite em Feira de Santana, vejo tantas luzes acesas, clareando a cidade e fico a me questionar, como seria bom se cada funcionário público, cada político, cada pessoa, fosse como aquelas lâmpadas, ou seja, clareando em conjunto e deixando tudo claro, certamente esse mundo seria bem melhor”, afirmou o arcebispo.
Tradicionalmente as missas das 10h em Santaluz são frequentadas por políticos e até pouco tempo eram reservados os bancos próximos ao altar para serem ocupados por eles, fazia lembrar bancadas, ficando frente a frente as lideranças politicas rivais do município.
As maiores autoridades do estado já assistiram essas missas ao longo dos anos, a exemplo do o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde dia 08 de agosto e desde que ingressou na vida pública, sempre foi votado no município e no último pleito, quando disputou a eleição para o senado obteve 41,74%, correspondente a 7.587 votos e do seu irmão Lúcio Vieira Lima, o segundo mais votado na eleição de 2014, obtendo 4.063 votos, ou seja, 20,67% dos votos válidos, acusado pela Procuradoria-Geral da República de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Dom Itamar Vian falou da corrupção no Brasil e lamentou pelas pessoas que elegem os políticos e são enganadas. “É inacreditável, nós elegemos as pessoas que estão aos nossos serviços e de repente roubam tudo. Dinheiro da saúde, educação, segurança, enfim. Isso é o que estamos vendo pelos meios de comunicação. Inacreditável que esses serem humanos não pensem no que Jesus disse: vigiar e orar, pois amanhã poderá está morto e Deus nos dá muitas oportunidades para esse momento em nossa vida”, lembrou.
Neste ano, sem os bancos reservados, assistiram a missa na área externa, apenas dois deputados estaduais, Tom Araújo, líder do DEM e Luciano Simões Filho (PMDB), acompanhados das lideranças que os apoiam na cidade.
À tarde, acompanhado da prefeita Quitéria Araújo (PSD), o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), assistiu a benção do santíssimo sacramento, a missa de encerramento e percorreu todo trajeto da procissão.
O social democrata disse que foi um momento de alegria participar mais uma vez das festividades em louvor a Santa Luzia. “em especial, vê a paróquia sendo conduzida por dois padres amigos, Alexandre e Elias, além de ver o nosso povo pedindo a interseção da santa por uma vida melhor e professando sua fé”, falou o parlamentar.
Aléx também falou da beleza da profissão e da fé do povo, principalmente no momento da eucaristia, quando o silêncio tomou conta da multidão.
A prefeita Quitéria Araújo acompanhou o trezenário e disse ter ficado feliz com a participação popular e os atos de fé do povo naquela que é a protetora do município.
No final da festa, o pároco da paróquia, padre Alexandre Aquino, pediu que os políticos não entendessem como criticas as colocações da igreja, mas como forma de ajudar na construção de um mundo melhor em beneficio de todas as pessoas.
Redação CN
14-12-2013 -Santaluz III : durante missa de Santa Luzia bispo chama atenção dos políticos e fotógrafos