Moradores do Distrito de Itatiaia Alto Bonito, no município de São José do Jacuípe, participaram de uma assembléia com a presença de representantes do SICOOB/COOPERE, com a finalidade de discutir a implantação da uma agência da referida cooperativa de credito na comunidade. Com uma população estimada de 6 mil habitantes, a região territorial de Itatiaia tem 2.500 residências, das quais 500 na zona rural, onde moram na maioria agricultores familiares.
Durante a assembléia, a Prefeitura de São José do Jacuípe apresentou um relatório, após um amplo levantamento, informando que na região tem uma frota de aproximadamente 1.100 veículos e sua população economicamente ativa é de 3.300 pessoas, “porém não contamos com nenhum correspondente bancário e toda movimentação financeira é feita em Gavião ou Capim Grosso, ou seja, retirando o dinheiro de circulação em nossa comunidade”, informou Paulo Chagas de Almeida Costa, vice-prefeito do município, conhecido por Buinho e morador da comunidade.
Buinho lembrou que 170 servidores públicos municipais atuam na área de Itatiaia e o comércio é referencia na região, ou seja, estão instaladas na comunidade 150 empresas, sendo três indústrias, 126 lojas comerciais de diversos segmentos e 21 de prestação de serviços. Outro dado importante citado pelo vice-prefeito, o número de aposentados e pensionistas, estimado em 350 beneficiários.
O prefeito Erismar Almeida Souza (PV), falou da importância da implantação desta agenda e destacou a força econômica do Distrito, sua localização e o cenário de crescimento em um futuro próximo. “O Brasil passa aqui”, falou o prefeito referindo-se a BR 324, onde o distrito está localizado. “Por parte da gestão municipal não faltará apoio para que o SICOOB/COOPERE se instale aqui (Itatiaia). A Prefeitura fará tudo que estiver ao seu alcance para que isso se concretize”, concluiu o chefe do executivo.
O analista de comunicação social do Sicoob Coopere, Ney Carlos da Silva fez uma explanação sobre a instituição e falou que um dos objetivos é ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados e sua missão é gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e às suas comunidades. Ele disse também que um dos fatores importante para que seja instalada a agência é o comprometimento da comunidade.
A Coopere passou a integrar o Sistema de cooperativas de Crédito do Brasil em 1998, passando a se chamar Sicoob-Coopere e com esta filiação, passou a usar os serviços do Banco Cooperativo Brasil, que presta serviço às cooperativas de crédito integrantes do SICOOB. Ney Carlos também falou sobre os produtos e serviços aos cooperados, além das contas-correntes e talão de cheques, trabalha também com cartões de débito e crédito, aplicações financeiras, recebimento de aposentadorias, pagamento de contas, carnês, cobranças, desconto de duplicatas, transferência de recursos entre agências e instituições financeiras e outros.
Redação CN