Menos de uma semana após assaltar uma agência bancária no município de Abaré, um dos envolvidos na ação criminosa, um adolescente de 17 anos,foi encontrado no distrito de Sítio Novo, com parte dos valores roubados. Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga apreenderam com ele quase R$ 20 mil subtraídos da instituição financeira.
Em conversa com os policiais, o menor confessou a participação no assalto, além de indicar outros dois bandidos na ação, que são procurados pelas unidades policiais da região. Um revólver calibre 32, uma das armas utilizadas para render os vigilantes, além de um calibre 38, levado do vigilante da agência, foram apreendidas pelos policiais com o adolescente.
De acordo com o comandante da Cipe/Caatinga, major Wildon Reis, desde a execução do crimes, os policiais estão mobilizados nas buscas pela quadrilha, até que chegaram ao adolescente. “Nós sempre contamos com o apoio da população que contribui para o êxito nas nossas diligências e essa parceria é sempre bem sucedida”, afirmou.
Disse ainda que já tem indícios da identificação de outros dois envolvidos, que são procurados, assim como as demais armas utilizadas no crime.
Lembrou também os canais de contato da Cipe/ Caatinga com a comunidade regional, pontos de coletas de informações importantes para o sucesso das operações. Dentre eles, além do Disque-Denúncia 181, estão o WhatsApp denuncia (74) 99904-0002 e o telefone (75) 3477-5009.
Assalto foi comentado pelo prefeito durante a visita do governador
O prefeito do Município de Abaré recebeu no meio da semana o governador Rui Costa e na oportunidade relatou a falta de segurança do Município que possuiu apenas quatro policiais de plantão, sendo que dois ficam na sede e outros dois no Distrito de Ibó.
O que deixou mais incomodado o prefeito Fernando Tolentino foi a ousadia dos bandidos que segundo ele chegaram em uma moto velha, usando arma de calibre relativamente baixo para a realidade dos assaltos atuais (revólver).
Semana coberta de êxito pela Polícia
A segunda semana de janeiro de 2018 foi marcada com o sucesso, no que diz respeito a prisão de assaltantes e recuperação de dinheiro subtraído de instituições financeiras na Bahia, Sergipe e Pernambuco.
Quarta-feira (10)
Policia Civil de Sergipe prende quadrilha que assaltou vários bancos, inclusive na cidade de Araci – BA
A Polícia Civil do Estado de Sergipe, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol) e do 11º Batalhão de Polícia Militar, realizou uma operação na quarta-feira, 10, que resultou na prisão de oito homens ligados a uma associação criminosa responsável por cometer assaltos a duas agências bancárias em Sergipe e cinco na Bahia.
Durante a ação, foram presos André Carvalho Ribeiro, 32 anos, Adson Correia Santa Rosa, 31, Washington Farias Rodrigues, 34, Gilberto Júnior Ribeiro de Oliveira, 22, (filho do presidente da Câmara de Vereadores de Adustina), Marques de Carvalho Neves, 21, Lucas Andrade Oliveira, 21, Jaine Vieira de Andrade, 22, e José Raimundo de Oliveira, 20. Além deles, Ubirajara Pedro da Silva, 42 anos, conhecido por “Bira” ou “Dinho”, atuava de dentro de um presídio na Bahia.
Como décimo envolvido no grupo, um homem, posteriormente identificado como Paulo César Santos Santana, 35 anos, morreu em confronto com a Polícia. Contra ele havia três mandados de prisão em aberto, sendo um pelo cometimento de homicídio a um policial militar ocorrido em Petrolina/PE, no ano de 2015. Foram identificados como líderes da quadrilha os acusados Ubirajara e Lucas.
Quinta-feira (11)
PM prende em flagrante dois indivíduos que tentavam explodir banco em Cansanção
Uma Guarnição da Companhia de Emprego em Táticas Operacionais – CETO do 6º BPM (Batalhão da Policia Militar) de Senhor do Bonfim frustrou uma tentativa de explosão e saques que estaria sendo planejado por dois indivíduos na madrugada desta quinta-feira (11), contra a agência do Bradesco da cidade de Cansanção, no território do sisal. (Saiba mais)
Sexta-feira (12)
Quadrilha acusada de explodir carro forte na região de Juazeiro
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da Polícia Federal e da Polícia Militar de Pernambuco desmontaram, na tarde de sexta-feira (12), a quadrilha que explodiu um carro-forte, no dia 28 de dezembro de 2017, na BA-210, em um trecho entre os municípios de Juazeiro e Curaçá. Três criminosos foram localizados, na cidade pernambucana de Petrolina, e com eles apreendidos uma carabina calibre 30, uma pistola ponto 40, um revólver calibre 38, farta munição, dinheiro, dois veículos, entre outros materiais.
A quadrilha vinha sendo acompanhada por investigadores da PF, que, confirmando a localização, montaram a operação em conjunto com as equipes da Caatinga e de Pernambuco. Escondidos na zona rural de Petrolina, no condomínio Haras Pé de Serra I, Roque Alves Godin, o ‘Boy’, José Carlos de Barros, mais conhecido como ‘Quina’, ambos com mandados de prisão em aberto, e Aldenor Manoel de Aquino reagiram à abordagem, foram atingidos, socorridos, mas não resistiram. O trio, natural de Pernambuco, foi autor também de um roubo ao banco Bradesco, na cidade pernambucana de Santa Filomena.
Sexta-feira (12)
COE da PC desarticula bando e recupera R$ 13 mil roubados em banco
Horas depois de um grupo criminoso, que roubou carro-forte em Juazeiro, ter sido desmontado, na divisa da Bahia e Pernambuco, uma operação realizada pela Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil desarticulou outra quadrilha de roubo a banco. Os assaltantes estavam escondidos, na cidade de Feira de Santana e foram localizados, na noite de sexta-feira (12). (Saiba mais)
Redação CN * Fontes: SSP/BA – PC/SE – SSP/PE