A Secretaria da Educação do Estado ofertará 112.528 vagas da Educação Profissional e Tecnológica no Ano Letivo de 2018, em diferentes formas de articulação, para 66 cursos técnicos de nível médio, em 142 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Só para o primeiro ano do Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EPI) são 51.794 vagas, conforme portaria divulgada, neste sábado (6), no Diário Oficial do Estado. Para esta modalidade, a oferta contempla 142 municípios, sendo que em 40 cidades a oferta será realizada pela primeira vez neste ano letivo.
A rede estadual de EPT conta, atualmente, com 72 Centros (34 Centros Territoriais e 38 Centros Estaduais de Educação Profissional), além de quatro unidades exclusivas de Educação Profissional e Tecnológica. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre a evolução da oferta e da qualidade pedagógica dos cursos.
“A ampliação da oferta da Educação Profissional e Tecnológica foi um compromisso de campanha assumido pelo governador Rui Costa. Chegaremos, em 2018, com 112 mil vagas ofertadas, em 66 cursos. Aliado a isso, temos buscado parceria com diferentes instituições para fortalecer o eixo pedagógico e novos cursos que dialoguem com o território e principalmente que oportunizem os estudantes a desenvolverem o olhar para o empreendedorismo”, afirmou, ao destacar que outras políticas públicas vêm sendo adotadas pelo governo do Estado beneficiando a juventude baiana como os programas Primeiro Emprego, o Mais Futuro e Partiu Estágio.
Matrícula – Os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e as unidades compartilhadas que ofertam os cursos técnicos de nível médio irão realizar a matrícula dos estudantes de acordo com o calendário da Secretaria da Educação do Estado, no período de 16 a 29 de janeiro, disponível no Portal da Educação. As aulas serão iniciadas no dia 19 de fevereiro de 2018.
Veja quais os cursos por municípios para a oferta inicial no Portal da Educação (www.educação.ba.gov.br).