O governador Rui Costa fez na quarta-feira, dia 10, sua primeira viagem a interior em 2018. Ele foi a Abaré, município localizado no território de Itaparica. É também o último município da Bahia antes de entrar em Pernambuco pela BR 116.
O Calila Noticias como sempre,’ só de olho’ nos escorregos durante o ato oficial.
O prefeito Fernando José Teixeira Tolentino (PT), admitiu que realmente é “um prefeito pidão” e propositalmente marcou para o helicóptero que transportava o governador Rui Costa aterrissasse no estádio de futebol sem muro, sem gramado, sem arquibancadas, sem refletores e só queria que o governo ajudasse naquilo que está “sem”. Rui prontamente respondeu: “Aqui não é estádio e sim o local do futuro estádio.” (Risos).
Fernando Tolentino estava tão emocionado com a visita do governador que começou o discurso dando “boa noite”, exatamente ás 11h10, no fim da manhã. O petista também pediu segurança para o município, pois têm acontecido coisas inacreditáveis, tipo o Bradesco, único banco que movimenta o dinheiro da cidade, ser assaltado por dois homens em uma moto velha, sendo que um desceu foi até o interior do banco, redeu todos e fugiu com dinheiro. “Até ai é a história de um assalto como outro qualquer, mas, um detalhe importante, o assaltante estava portanto um revolver calibre 32. Aqui só tem dois policiais por dia e mais dois no Ibó” (principal distrito), desabafou o companheiro de partido do governador.
O governador Rui Costa pediu mais umbu ao prefeito de Uauá. No momento que ele fazia a leitura da lista de prefeitos presente no ato, a mencionar o nome do prefeito Lindomar de Uauá, perguntou se ele tinha levado o umbu.”Trouxe umbu ai Lindomar? Eu estava fazendo um programa ao vivo em Salvador, entrou uma menina que trabalhava no centro administrativo dizendo: Governador, estou grávida, o senhor me dá esses umbu. Não tive jeito, tive que dá pra ela”, revelou o governador, que segundo ele recebeu os frutos graúdos e bonitos dados pelo prefeito para fazer a média (Rs). Rui queria reposição e por isso perguntou ao prefeito se tinha levado mais.
Os deputados Roberto Carlos (PDT), Ângelo Almeida (PSB), Zô (PCdoB), Alex da Piatã (PSD), Marcelo Nilo (PSL), Paulo Rangel e Marcelino Galo, ambos do PT, além do deputado licenciado, Josias Gomes, também do PT, estavam presente no evento, mas só falou Alex da Piatã e Marcelo Nilo, demonstrando uma possível dobradinha na eleição de outubro, pois, Alex já externou seu desejo de disputar a reeleição e Marcelo Nilo disse que vai disputar uma vaga para o Congresso Nacional e no novo partido, o PSB.
Marcelo fez um discurso de elogios e passou 90% do temp elogiando nominalmente cada deputado, depois elogiou o prefeito, destacou as qualidades do governador, disse que Wagner era o melhor político que já conheceu mais Rui estava sendo o “melhor governador da história da Bahia”. O parlamentar recordista em mandato de presidente na ALBA, disse que queria ser candidato a governador em 2014 e até disse a Wagner que tava na hora do PT apoiar um aliado, mas dá o braço a torcer e reconhece que Rui é um governador extraordinário. Afirmou que vai votar e apoiar Rui na reeleição, mais em 2022, quer ser candidato ao governo, “pois o homem não pode deixar de sonhar”.
Alex da Piatã falou ao governador Rui Costa que em Abaré chove pouco, mas também, “quando chove é pra valer” e tem uma comunidade rural, Icozeira, a segunda em população no município, que fica isolada e já houve momento que foi necessário usar helicóptero para transportar alimentos. “São apenas 14 km de asfalto governador, nos ajude”, apelou o Social Democrata.