Atualmente o nível de stress e ansiedade tem aumentado bastante, e consequentemente, o nível de tolerância está diminuindo. Muitas vezes é difícil acompanhar a velocidade e evolução das coisas, e pior ainda é saber parar. Estamos sobrecarregados e não sabemos aliviar a tensão da maneira correta, somatizando em nosso corpo essas pressões em forma de adoecimento físico e emocional.
Quando você fica ansioso o medo é gerado, mas diante dele temos três ações possíveis: não fazer nada, enfrentar ou fugir. Qual dessas três você tem feito mais ultimamente? Em certa medida a ansiedade pode ser uma excelente força impulsionadora, faz você ir buscar seus objetivos e conquistá-los. Entretanto, por não terem uma “válvula de escape”, as pessoas perdem o foco e “a mão”.
Caso você não se priorize, o risco é esse quadro agravar-se para uma ansiedade generalizada e prejudicar todas as áreas da sua vida, por isso devemos cuidar antes que piore. Prevenir é a palavra-chave!
Então, a melhor coisa a se fazer é investir em algo que vá gerar um equilíbrio emocional, autoconheccimento e autodesenvolvimento, sejam a partir de cinco minutos diários de meditação, controle da respiração, através do exercício físico, alimentar-se bem e ter um sono repositor.
Mesmo assim, caso você sinta necessidade de falar, ter ajuda para saber como agir e se controlar diante de algumas situações de ansiedade, e quiser ser mais assertivo, se conhecer melhor, procure ajuda psicológica, pois o processo psicoterápico é um investimento pessoal duradouro e transformador, que tem um valor imensurável. Lembre-se: você é a pessoa mais importante da sua vida, cuide-se!
Ludmila Garcia CRP 03/12313
Site: www.ludmilagarcia.com.br
Instagram: psi_ludgarcia
Fanpage: Psicóloga Ludmila Garcia
E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (71) 99202-4225