Mais da metade dos campeonatos estaduais chegou ao fim no último fim de semana. Na Bahia, o Bahia foi para dois confrontos com o arquirrival Vitória precisando pelo menos de um triunfo e um empate para conquistar o titulo, mas demonstrou superioridade no primeiro jogo, jogando em casa na Arena Fonte Nova venceu por 2 a 1 e neste domingo, 08, no Barradão estádio do Vitória com quase 30 mil torcedores vestidos de vermelho e preto, já que era uma decisão com torcida única, foi ousado, o empate bastava, mas venceu por 1 a 0 e conquistou o titulo pela 47ª vez nos seus 87 anos de existência.
Em São Paulo deu Corinthians. O Timão enfrentou o forte Palmeiras que fez melhor campanha no primeiro turno e foi beneficiado com a disputa em seu estádio. Tudo parecia que o troféu iria ficar no Allianz Parque , pois, no jogo de ida venceu o Corinthians no Itaquerão por 1 a 0 e neste domingo diante de sua torcida bastava o empate. Mas o Curingão deu o troco no tempo normal e na disputa de pênaltis venceu por 4 a 3 e conquistou o Bi-campeonato.
No campeonato mineiro o Cruzeiro tinha uma difícil missão, vencer o Atlético com dois gols de diferença no Mineirão, pois, jogava por dois resultados iguais. No primeiro jogo levou 3 a 1, mas neste domingo foi a forra e aplicou 2 a 0 no Galo e levantou o troféu de campeão.
No campeonato Carioca com um regulamento que pouca gente entende, o campeão foi o Botafogo que não venceu nenhum turno. O Fogão decidiu com o Vasco que também não levantou nenhum troféu de turno. Ambos viram o Flamengo conquistar a Taça Guanabara (1º turno) de forma invicta e o Fluminense a Taça Rio (2º turno). Uma especie de 3º turno que não vale taça, teve os confrontos de Botafogo contra o Flamengo e Vasco contra o Flu. Os campeões dos turnos jogavam pelo empate e acabaram derrotados. Hoje, o Vasco que tinha vencido o Bota fora de casa entregou o ouro jogando no São Januário ao perder por 1 a 0. A decisão saiu nas penalidades e o Fogão se deu melhor, venceu por 4 a 3.
Confira o campeões deste domingo
Paulistão – Corinthians (29º títulos e 2º consecutivo)
Acreano – Rio Branco (47º título)
Alagoano – CSA (38º título)
Amazonense – Manaus (2º título e 2º consecutivo)
Baiano – Bahia (47º título)
Brasiliense – Sobradinho (3º título)
Carioca – Botafogo (21ª título)
Capixaba – Serra (6º título)
Catarinense – Figueirense (18º título)
Cearense – Ceará (45º título e 2º consecutivo)
Gaúcho – Grêmio (37º título)
Goiano – Goiás (28º título e 4º consecutivo)
Maranhense – Moto Club (26º título)
Mato-grossense – Cuiabá (8º título e 2º consecutivo)
Mineiro – Cruzeiro (37º título)
Paraense – Remo (45º título)
Paraibano – Botafogo (29º título e 2º consecutivo)
Paranaense – Atlético-PR (24º título)
Pernambucano – Náutico (22º título)
Potiguar – ABC (55º título e 3º consecutivo)
Sul-mato-grossense – Operário (11º título)