O assunto mais badalado nas redes sociais entre os coiteenses nesta quarta-feira, 18, tem sido a derrubada de uma tradicional árvore ao lado da igreja matriz. A prefeitura reformou a praça em 2016 colocando assentos ao redor das árvores e alguns bancos de madeira, mas os ocupantes não tiveram o prazer de utilizá-los, pois, antes mesmo de ser inaugurada, a sujeira das fezes de pássaros impedia.
O Calila Noticias foi ao local e ouviu algumas pessoas, a grande maioria não aceitou a ideia da derrubada, tanto quem passou e viu os troncos espalhados, quanto àqueles que receberam fotos e videos em seus celulares. Este portal conversou com um membro da equipe de reportagem do setor de comunicação da Prefeitura que também preparava uma reportagem sobre o assunto, e ele antecipou a informação que a derrubada da amendoeira atendia a reivindicações de algumas pessoas, pois, além da sujeira deixada pelos pássaros, as fezes podem trazer doenças.
Ainda de acordo com o jornalista, será feito o replantio com árvore de outra especie e o trabalho que vem sendo feito nunca é para piorar.
Mas quando o assunto é derrubada de árvore o sentimento é muito grande entre as pessoas, não importa os motivos. O empresário José Alberto disse que ficou muito sentido quando viu a serra elétrica cortando a árvore que embeleza a cidade desde muitos anos, segundo ele pode ter sido uma decisão precipitada demais, derrubar uma árvore num local público, “se o problema são as aves, existem sensores que espantam, poderia ter pensado nisso. Por outro lado acho que merecia um consulta popular por parte da Prefeitura antes de tomar decisões desta natureza”, falou o empresário.
Veja o momento da derrubada
Jurandir Campos, âncora de um programa de jornalismo no Facebook esteve também fazendo a reportagem e segundo ele, existe realmente um sensor que emite som de aves predadoras que espanta os pássaros.
Três pinheiros também foram cortados
Além da árvore que foi derrubada ao lado da igreja, pinheiros com quase 50 anos também foram cortados e o preposto da comunicação da prefeitura justificou que a motivação foi por estar oferendo risco de queda e que serão plantados outros no mesmo local, assim como aconteceu com três deles, que por muitos anos deixaram de existir ao lado do coreto e a atual gestão encontrou mudas e realizou o replantio.
O pároco da cidade, padre Oldack Filho Cordeiro Rocha também foi procurado pelo Calila para saber a opinião dele sobre o assunto, mas o mesmo não se encontrava.
Redação CN