A diretoria da Cooperativa de Crédito Rural Ascoob Itapicuru que conta hoje com 11 agências espalhadas em 11 municípios dos territórios do Sisal e Piemonte da Diamantina, cuja sede (matriz) fica na cidade de Santaluz, ainda comemora a adesão de Olivia Santana, secretária licenciada da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia – SETRE.
Olivia Santana abriu sua conta no último sábado, 28, durante a 18ª Assembleia Geral da Ascoob Itapicuru que aconteceu na cidade de Nordestina. Ela se junta aos mais de 17 mil e quinhentos sócios, a grande maioria formada por agricultores familiares.
Olivia Santana demonstrou conhecer o proposito do cooperativismo quado disse que existe para garantir que o povo fique em sua cidade e na sua propriedade rural. “Esses trabalhadores, esses agricultores que faz todo o dia o seu ganha pão, merecem todo incentivo para que eles possam ter como viver. Agente não tem como viver para trabalhar, a gente tem que trabalhar para viver dignamente e temos que ensinar isso aos nossos filhos”. O desenvolvimento da cooperativa é o desenvolvimento dos agricultores é para que eles possam produzir e tirar o povo da porta dos prefeitos, porque as prefeituras não podem atender a todos que procuram e a pessoa que produz tem liberdade para viver de seus esforços. Acredito e luto pelo cooperativismo como uma das formas de organizar a economia popular e enfrentar as brutais desigualdades,” finalizou Olivia Santana, ela que esteve no ano passado na Assembleia Geral que aconteceu na cidade de Jacobina.
Quem não esconde a satisfação é o presidente da ASCOOB Itapicuru Silvio Soares, que está há dois anos presidindo a cooperativa de credito e pretende nos próximos dois atrair novos sócios para contribuírem para aberturas de novas agências, a exemplo de Retirolândia que vai passar a contar com os serviços da ASCOOB Itapicuru a partir do dia 26 deste mês (maio).