Uma confraternização na noite de sexta-feira (04) no Sisal Clube reuniu aproximadamente 400 pessoas, mais da metade profissionais de saúde componentes do Projeto Voluntários do Sertão, que vieram de várias regiões do país para realizar atendimentos gratuitos a população do município e de outras cidades da região, voluntários locais, membros da comunidade e pessoas que foram atendidas durante os cinco dias, marcou o encerramento da 18ª Edição do mutirão Voluntários do Sertão em Santaluz, município localizado no território do sisal.
Foi montada uma estrutura e servido um cocktail e um telão que serviu para que fosse passado alguns videos e apresentados os números relativos a todos os atendimentos prestados desde uma consulta ao procedimento cirúrgico, exame de vistas a entrega de óculos, tratamentos dentários a entrega de prótese, entre outros serviços.
Os números divulgados eram motivos de comemoração, quando o responsável pelo cerimonial falou que na área de cardiologia alcançou 389 atendimentos, os profissionais da área vibravam como o gol do seu ‘time do coração”. Assim ocorreu com aqueles que prestaram serviços de clinica médica (2.718), dermatologia (313), endocrinologia (183), farmácia (4.490), fisioterapia (62), fonoaudiologia (86), gastroenterologia (345), ginecologia (1.249), neurologia (119), nutrição (245), odontologia (907), oftalmologia (3.713), ortopedia (233), otorrinolaringologia (228), pediatria (1.301), psiquiatria (96), reumatologia (106) e enfermagem (11.998).
Nos centros cirúrgicos foram feitas 204 cirurgias dermatológicas, 46 geral, 939 de catarata, 33 ginecológicas, 64 urológicas, além de 363 anestesias, 210 eletrocardiogramas, 72 endoscopia, 2.744 exames laboratoriais, 236 mamografias, 310 radiografias e 1.170 ultrassom.
Foram entregues 125 próteses odontológicas, 2.052 óculos, 7.055 medicamentos e paralelo ao setor de saúde houve atendimentos previdenciários e 541 foram atendidas e participaram das ações educativas 6.004 pessoas. “Estes números são parciais, pois, o oficial será divulgado no site da ONG após o dia 10”, informou o chefe do cerimonial durante o evento.
Outra pessoa que se tornou conhecida e recebeu muito carinho de todos os componentes do Voluntários do Sertão foi o garotinho Arivaldo de apenas 6 anos. ‘Prancha’ como é conhecido já ajuda sua mãe em casa, ele aproveitou a chance para tentar realizar um desejo que para ele seria praticamente impossível até então. O sonho de ir ao dentista pela primeira vez.
A perseverança do menino e o desejo incomum a um garoto de 6 anos, comoveu uma das voluntárias quando foi abordada por ele, perguntado se poderia ser atendido sozinho, ficando na fila sem os pais. “Quero ficar bonito. Tudo branquinho. Pode?”, Perguntou o menino.
Durante a confraternização ele foi chamado ao palco, mas ficou tímido diante do grande público lhe admirando, mas mesmo assim atendeu ao pedido no cerimonialista e mostrou seus dentes branquinhos como sonhou.
O presidente da ONG dos voluntários do Sertão, Doreedson Ribeiro Pereira, mais conhecido como Dorinho, um baiano do Povoado de Alegre, município de Condeubas, residentes em Ribeiro Preto (SP), falou ao CN que foram selecionados para o trabalho de Santaluz mais de 250 profissionais voluntários de diversas especialidades dentre os 1.200 inscritos para participar desta edição. “É importante destacar que sempre nos instalamos em um município com capacidade para abrigar toda a estrutura necessária para a realização da ação, mas além da própria cidade, tradicionalmente, os Voluntários do Sertão conseguem oferecer seus serviços sociais para populações também carentes de municípios vizinhos. Aqui (Santaluz) recebemos todo apoio, fomos bem recebidos e foi nota 10”, falou Dorinho. Ouça
Dorinho lembrou que todos os atendimentos e serviços oferecidos são completamente gratuitos e o atendimento em Santaluz superou a 17ª edição realizada no período de 15 e 23 de abril de 2017 em Irecê quando foram realizados mais de 42 mil atendimentos e procedimentos.
Dorinho falou ao CN que a trajetória do movimento Voluntários do Sertão começou no ano 2000 e quando sentiu a vontade de ajudar quem precisa em sua terra natal e no início, apenas com recursos próprios, fazia doações de brinquedos e cestas básicas. Aos poucos, os amigos se interessaram em ajudar e a corrente do bem foi só crescendo e hoje, em 18 anos de história, já foram realizados mais de 300 mil atendimentos, com o apoio dos mais de três mil profissionais que já atuaram voluntariamente.
O secretário de administração da Prefeitura Joselito Junior, mais conhecido como Júnior do Max falou que tomou conhecimento deste programa após assistir uma reportagem pela TV sobre o evento que aconteceu em Irecê, fez a inscrição para credenciar o município a receber o mutirão e após uma avaliação criteriosa Santaluz foi escolhida e “nestes dias em que estiveram realizando o atendimento houve uma transformação na vida das pessoas”, falou Júnior. Ouça
A prefeita Quitéria Araújo (PSD), ao se pronunciar no encerramento da confraternização, disse que a presença dos voluntários do sertão em Santaluz foi uma benção de Deus, ou seja, “anjos que vieram dos céus para a terra e devolveram a muita gente a alegria de viver e a esperança de dias melhores”, falou a Social Democrata.
O deputado estadual Alex da Piatã também esteve presente e disse que a palavra certa é “gratidão” pelo serviço que eles prestaram a comunidade.
Saiba mais na reportagem de Vilmara de Assis da Rádio Calila News.